Ucrânia usa peças de Toyota e outros carros para fazer bombas contra Rússia

há 4 meses 20

Já o modelo usado na bomba foi o Toyota Mirai, com seu tanque de alta pressão que gera eletricidade para alimentar os motores elétricos do carro. Pesando 52 kg, ele possui 5 kg de hidrogênio a 10 mil psi - pressão equivalente a estar 3 mil metros embaixo d'água. Desta forma, equivale a 162 kg de TNT.

O tanque vem acompanhado ainda de explosivos plásticos que o perfuram e desencadeiam a explosão.

A bomba foi implantada em um veículo operado remotamente, que atravessou uma ponte parcialmente destruída. O carro atingiu um edifício onde especula-se que havia um depósito de munição russo. A explosão teria provocado um grande incêndio, segundo o Euromaidan Press.

O ataque permitiu que a ofensiva ucraniana encontrasse outros espaços para tomar terreno e ameaçar linhas de suprimento russas. Tudo auxiliado pelo Toyota Mirai.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Leia o artigo completo