Novo Hyundai Nexo 2025 reforça aposta no hidrogênio; veja fotos

há 6 dias 2

Este é o novo Hyundai Nexo. Se ele parece familiar, é porque é praticamente idêntico ao conceito Initium, revelado no final do ano passado. Visto por trás, lembra um Pontiac Aztek moderno—o que não é exatamente um elogio. Mas, no geral, o crossover médio tem um visual marcante.

Ele segue a nova identidade visual da Hyundai, com faróis pixelados e um design robusto, bem diferente dos crossovers arredondados que dominam o mercado. E, nesse caso, ser diferente é uma vantagem. Mas deixando a estética de lado, há um ponto importante a ser discutido.

Hyundai Nexo FCEV de segunda geração (2025)

Foto de: Hyundai

O Hyundai Nexo de segunda geração é um veículo elétrico com célula de combustível (FCEV), ou seja, movido a hidrogênio—assim como o Toyota Mirai, que também tem vendas limitadas. Em teoria, essa tecnologia tem muitas vantagens: não emite poluentes e o reabastecimento leva apenas cinco minutos.

Na prática, no entanto, a Califórnia—o maior mercado de FCEVs do mundo—já provou que a infraestrutura de abastecimento é o maior obstáculo. Sem um posto de hidrogênio acessível, o carro se torna um peso morto na garagem. Além disso, o abastecimento ainda é bastante caro.

Hyundai Nexo 2026

Foto de: Hyundai

A geração anterior do Nexo foi um modelo de baixo volume. Foram vendidas aproximadamente 4.000 unidades globalmente em 2024 e o mesmo número em 2023. Lançado em 2018, agora a Hyundai acredita que é hora de um modelo totalmente novo. Será que ele conseguirá superar as barreiras do mercado? Ainda não sabemos. Mas, pelo menos em termos técnicos, o novo Nexo parece bem aprimorado.

O conjunto motriz do FCEV recebeu melhorias significativas em relação ao modelo anterior. A célula de combustível agora entrega 110 kW de potência máxima, um aumento de 16% em relação ao Nexo anterior. O motor elétrico também ficou mais forte, com 150 kW (204 cv), ante os 120 kW (164 cv) do modelo anterior.

Hyundai Nexo 2026

Foto de: Hyundai

A bateria de alta voltagem também evoluiu. Agora, ela tem capacidade de 2,64 kWh e pode fornecer até 80 kW de potência. O antigo modelo possuía 1,56 kWh e entregava apenas 40 kW.

Um recurso interessante do novo Nexo é a funcionalidade Vehicle-to-Load (V2L). Já presente nos elétricos da Hyundai, essa tecnologia permite usar o carro como uma fonte de energia externa. No Nexo, há uma tomada interna para conectar laptops e outros dispositivos, além de uma saída externa, transformando o carro em um gerador movido a hidrogênio sem emissões de poluentes. No entanto, a Hyundai ainda não divulgou a potência exata que pode ser exportada pelos dois pontos de conexão.

Os tanques de hidrogênio também aumentaram de capacidade. Agora, o Nexo conta com três tanques que armazenam até 6,69 kg de hidrogênio, com volume total de 162,2 litros. No modelo anterior, essas capacidades eram de 6,33 kg e 156,6 litros, respectivamente.

Segundo a Hyundai, o novo Nexo pode percorrer mais de 700 km com um tanque cheio, de acordo com o padrão do Ministério de Comércio, Indústria e Energia da Coreia do Sul. Para comparação, o modelo anterior tinha uma autonomia máxima de 611 km segundo os testes da EPA nos EUA.

Os números são promissores e fazem do Nexo uma opção viável tanto para o uso diário quanto para viagens mais longas. No entanto, o maior obstáculo continua sendo a infraestrutura de abastecimento.

O novo Nexo acomoda cinco passageiros e traz um interior repleto de tecnologia. O painel conta com duas telas curvas de 12,3 polegadas, rodando o sistema Connected Car Navigation Cockpit (ccNC) da Hyundai—o mesmo que equipa o Ioniq 5 2025. O sistema suporta atualizações remotas (OTA) e oferece Apple CarPlay e Android Auto sem fio, além de navegação inteligente que mostra em tempo real os postos de hidrogênio na rota.

Há também um head-up display de 12 polegadas, que exibe dados da condução autônoma e alertas de segurança lateral traseira. Para os amantes de música, o sistema de som Bang & Olufsen oferece até 14 alto-falantes. O console central inclui carregadores sem fio duplos para smartphones.

O Hyundai Nexo de segunda geração será lançado globalmente ainda em 2024, e a Hyundai o descreve como um "testemunho da sua liderança no mercado global de hidrogênio".

O preço ainda não foi anunciado, mas considerando que o modelo anterior custava cerca de US$ 60.000 (R$ 340 mil), espera-se que a nova geração tenha um preço similar.

Assista o canal do Motor1.com no Youtube


A Lexus lança o NX 450h+ 2025 no Brasil. Mais potente e com mais autonomia elétrica, o SUV Híbrido Plug-in se enquadra na filosofia de "luxo silencioso", entregando muita qualidade e refinamento sem apelar para ostentação. Será que é o suficiente para encarar os rivais alemães? Confira no vídeo do nosso primeiro contato.

+ Inscreva-se no Canal do Motor1.com clicando aqui

Leia o artigo completo