
Com preço promocional de R$ 333 mil até o dia 30 de abril deste ano, a novidade, importada da China, é híbrida do tipo plug-in, combinando motor 2.0 turbo a gasolina com um propulsor elétrico, ambos instalados na dianteira.
O câmbio é automático e tem nove marchas.

A potência combinada é de 394 cv e o torque total chega a 76,5 kgfm, informa a fabricante. O sistema híbrido de propulsão traz bateria com 37,1 kWh de capacidade, recarregada na tomada ou por meio da movimentação do veículo e do motor a combustão.
A aceleração de zero a 100 km/h acontece em 6,8 segundos.
Como todo híbrido plug-in, o Tank 300 é capaz de rodar no modo 100% elétrico - conforme medição do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, a autonomia elétrica é de 75 km - no ciclo WLTP, adotado na Europa, o alcance é de 106 km.

A bateria pode ser utilizada tanto em eletropostos "lentos", de corrente alternada, com potências até 6,6 kW, e eletropostos "rápidos", de corrente alternada, com potências de até 50 kW. Em carregadores de 50 kW, a recarga de 30% a 80% acontece em aproximadamente 25 minutos.
A proposta mais robusta do Tank 300 inclui transferência mecânica da tração para o eixo traseiro por meio de eixo cardã, como em utilitários esportivos derivados de picapes vendidos no Brasil - a exemplo de Toyota Hilux SW4, Chevrolet Trailblazer e Mitsubishi Pajero Sport.

O arsenal de dispositivos para condução off-road inclui monitoramento externo por câmeras do tipo "360 graus", sensores de proximidade instalados ao redor da carroceria, assistente de descida em rampa e até um controle de cruzeiro off-road que controla automaticamente a aceleração e a frenagem em baixas velocidades.
São, ao todo, nove modos de condução, que ajustam automaticamente os controles de tração e estabilidade e outros parâmetros, como sensibilidade do acelerador e faixa de rotação para troca de marchas, de acordo com o tipo de terreno.

O Tank 300 também conta com a tecnologia Tank Turn, que freia uma das rodas traseiras por meio do sistema ABS para reduzir o ângulo de curvas e facilitar manobras na trilha e em vagas apertadas de estacionamento.
As suspensões são reforçadas, os pneus com medidas 265/60 nas rodas de liga leve de 18 polegadas são de uso misto e o vão livre do solo é de 22 cm. O ângulo de entrada é de 32 graus e o de saída, de 33 graus.

Além disso, o lançamento da GWM conta com bloqueio dos diferenciais central, dianteiro e traseiro, recurso que poucos utilitários fora-de-estrada oferecem.
Para reforçar o foco no off-road, o visual externo abusa do formato mais retangular com cantos arredondados, remetendo a SUVs clássicos como Jeep Wrangler, o Land Rover Defender original e até o Jeep Cherokee da década de 1990.
Quanto às dimensões, o Tank 300 mede 4,76 m de comprimento, 1,93 m de largura, 1,90 m de altura e 2,75 m de distância entre-eixos.

Mesmo voltado ao uso mais pesado, trazendo capacidade de rodar em trilhas cheias de buracos e lama, o Tank 300 traz interior luxuoso e ampla lista de itens de série, como bancos de couro legítimo, bancos dianteiros com aquecimento, ajustes elétricos e ventilação, teto solar, ar-condicionado digital de duas zonas e até massagem no banco do motorista.

Além dos revestimentos macios ao toque, combinados a detalhes metálicos, o habitáculo traz, ainda, volante aquecido e painel e central multimídia em duas telas de alta resolução que, combinadas, têm 24,6 polegadas.
*Viagem a convite da GWM