Lançamento de peso dentro do calendário de novidades da Toyota para o ano que vem, o RAV4 de próxima geração está cada vez mais perto de chegar ao mercado. Prova disso são os testes de rua já realizados com protótipos em carroceria final, indicando estágio avançado de desenvolvimento. Flagras têm começado a surgir e consequentemente abrem caminho para a elaboração de projeções bem mais próximos do carro final.
É o caso da projeção acima, publicada pelo site Motor.es e baseada no mais recente flagra da novo RAV4. A imagem adianta que o SUV terá dianteira totalmente redesenhada e baseada nos mais recentes lançamentos da Toyota. O esquema de faróis finos e com formato de bumerangue remeterá diretamente aos novos Camry, Prius e Crown Signia. A grade, agora em posição mais baixa, terá grelha com novos elementos de efeito tridimensional, enquanto o capô será mais alto e pontiagudo.
Em declarações recentes, dirigentes da própria Toyota adiantaram que o próximo RAV4 seguirá a receita do sucesso do modelo atual e, nesse sentido, não apresentará rupturas. “Temos outros segmentos de produtos que são difíceis, mas o cliente falou claramente sobre o que quer com o RAV4: o tamanho, o design, o nível de desempenho, a tecnologia. Vendemos quase 500.000 unidades por ano. Não queremos mexer nessa fórmula", disse Cooper Ericksen, chefe de produto na América do Norte.
Foto de: Toyota
Nova dianteira do Camry será inspiração para o RAV4
Mecanicamente, tudo indica que o RAV4 2026 nascerá unicamente híbrido (assim como aconteceu com o Camry), seja do tipo convencional ou plug-in. Em alguns países, como Brasil, o SUV já é oferecido unicamente em versões eletrificadas. Quando chegar ao mercado, o modelo continuará brigando diretamente com Honda CR-V, Nissan X-Trail, Chevrolet Equinox e, dependendo da região, modelos chineses como Haval H6 e BYD Song Plus.