Há cerca de um ano, a Toyota colocou seu emblema de maior prestígio em um SUV, criando o Century SUV. Quando o modelo estreou, notamos imediatamente uma interessante variante com o emblema Gazoo Racing, que tinha portas traseiras deslizantes semelhantes às de uma minivan. Na verdade, tratava-se de um GRMN totalmente desenvolvido, construído como uma peça única.
Durante uma viagem à China para conversar com os proprietários do SUV Century, o presidente da Toyota, Akio Toyoda, disse que há apenas uma uma unidade do GRMN Century no mercado. Ele tem o privilégio de possuí-la, o que é o mesmo que podemos dizer sobre o sedã Century GRMN que vimos há alguns anos. A diferença entre os dois é que o SUV está entrando em produção para que "muitas pessoas de todo o mundo possam andar".
Baseado na plataforma TNGA, o Century SUV é oferecido com uma configuração V6 híbrida plug-in com 410 cv. Não está claro se a variante Gazoo Racing Masters of the Nürburgring (daí o GRMN) terá um grande V8 como o oferecido pelo sedã Century da geração anterior. O Century da geração anterior foi o único Toyota da história a ser oferecido com um V12, mas não podemos imaginar que ele volte a ser oferecido.
Esperamos que o Century SUV GRMN, mais esportivo, tenha um impacto maior, já que Akio Toyoda o rotulou como um GRMN completo. A Toyota vende alguns carros em todo o mundo com o emblema GR Sport, mas a maioria deles se limita a ajustes cosméticos e a uma pequena revisão da suspensão. As atualizações mais substanciais são reservadas para os carros GR, como os hot hatches GR Yaris e GR Corolla. No topo da cadeia alimentar, os modelos GRMN têm todas as vantagens.
Os modelos GRMN são poucos, sendo a maioria exclusiva do mercado japonês e fabricada em quantidades limitadas. Fato curioso: a Toyota já vendeu uma iteração GRMN do adorável iQ. Sim, esse é o pequeno carro urbano que a Aston Martin usou para criar o Cygnet e reduzir as emissões de carbono de sua frota. O Yaris GRMN chegou à Europa, enquanto o Supra GRMN, que será lançado em breve, deverá estar mais amplamente disponível. Esperamos que seu visto para os EUA tenha sido aprovado.
Por enquanto, o SUV Century só é vendido no Japão e na China. A Toyota já sugeriu a criação de um SUV de alto desempenho, com o chefe da GR, Tomoya Takahashi, dizendo recentemente que é uma necessidade. No entanto, ele provavelmente não estava se referindo ao SUV Century, já que o veículo opulento é extremamente caro e tem como alvo um nicho de mercado.
De qualquer forma, parece que a Toyota não tem medo de colocar o emblema GRMN em um SUV. Afinal de contas, por que deveria? Há muitos veículos utilitários esportivos AMG, M e RS por aí que são SUVs. Desde que tenhamos um Supra GRMN, está tudo certo. Já que estão falando nisso, um Corolla GRMN também não faria mal.
O GRMN não será a única versão especial do SUV Century, pois a Toyota já construiu um conversível para servir como veículo de desfile para a Associação de Sumô do Japão.