Nissan quer novo Skyline GT-R, mas terá que ser melhor do que o 911

há 7 horas 4

Durante o Salão Internacional do Automóvel de Nova York, o futuro do Nissan GT-R voltou ao centro das atenções. Em entrevista ao Motor1 US, Ponz Pandikuthira, vice-presidente de planejamento de produtos da Nissan América do Norte, afirmou que o sucessor do lendário Godzilla precisará manter a essência da sigla GT-R e, mais uma vez, deixar sua marca no circuito de Nürburgring (ALE).

“Antes de tudo, tem que ser um carro autêntico”, afirmou Pandikuthira. “Imagine fazer um carro elétrico com tração dianteira e chamá-lo de GT-R. Boa sorte, certo? Ele precisa ser fiel às suas raízes e ter desempenho comprovado em Nürburgring.”

O executivo se refere ao marco alcançado em 2008, quando o então novo GT-R R35 completou uma volta no traçado do Nürburgring Nordschleife em menos de 7 minutos e 30 segundos — superando até mesmo o Porsche 911 da época e gerando um belo mal estar entre os alemães.

Hoje, a missão é ainda mais desafiadora. A versão mais rápida do 911 atualmente é o GT3 RS, que registrou 6:49.328 em 2023 no circuito completo de 20,8 km. Em uma medição mais próxima da usada em 2008, que excluía a reta curta dos boxes, o tempo foi de 6:44.848. Superar marcas como essa, ou as futuras do aguardado 911 GT2 RS, exigirá um desempenho extraordinário.

Nissan R35 GT-R (2009-2024)

Foto de: Robin Trajano | Motor1

Eletrificação será inevitável

Apesar da tradição mecânica dos modelos anteriores, Pandikuthira confirmou que o próximo GT-R será eletrificado de alguma forma. “Carros com esse nível de potência não vão mais atender às normas de emissões”, explicou. “Tudo dependerá do avanço da tecnologia de baterias e motores. Pode levar alguns anos, mas o GT-R vai voltar. Isso é certo.”

Atualmente, a Nissan não tem um novo GT-R em desenvolvimento ativo, e um projeto do tipo normalmente exige cerca de quatro a seis anos para sair do papel. Ainda assim, há sinais positivos. O novo CEO da Nissan, Ivan Espinosa, descrito como um verdadeiro “entusiasta automotivo”, já deixou claro sua vontade de trazer o esportivo de volta, então pode ser simplesmente uma questão de tempo

Edição Nissan GT-R Skyline

A última geração do GT-R, a R35, ficou em desenvolvimento de 2001 a 2007 e durou nada menos que 18 anos no mercado. Sua base antiga, entretanto, o fez ser retirado de vários mercados, um a um, até seu fim definitivo neste ano.

Leia o artigo completo