Toyota inaugura sua 1ª fábrica de baterias para carros elétricos nos EUA

há 2 meses 6
  • Toyota começará a enviar baterias de sua nova fábrica na Carolina do Norte em abril.
  • A instalação é a primeira fábrica de baterias própria da empresa fora do Japão.
  • Ela produzirá baterias para veículos elétricos, híbridos e híbridos plug-in montados na América do Norte.

A Toyota está pronta para iniciar a produção de baterias em sua primeira fábrica própria fora do Japão, localizada na Carolina do Norte. Após um investimento de quase US$ 14 bilhões, a unidade começará a enviar baterias em abril para veículos elétricos e híbridos das marcas Toyota e Lexus vendidos na América do Norte.

A planta possui 14 linhas de montagem, sendo 10 dedicadas à produção de módulos de baterias para veículos elétricos (BEVs) e híbridos plug-in (PHEVs), e quatro para híbridos (HEVs). Até 2030, a Toyota estima que a produção total chegará a 30 GWh por ano — o suficiente para mais de 400.000 BEVs com capacidade de bateria de 70 kilowatts-hora.

Toyota BZ4x 2023

Isso representa uma diferença significativa em relação ao histórico da Toyota no mercado de carros elétricos até agora. Globalmente, a montadora japonesa vendeu pouco menos de 140.000 veículos elétricos no ano passado, com apenas 18.570 unidades chegando aos Estados Unidos. Atualmente, a Toyota tem apenas um carro totalmente elétrico em seu portfólio, o SUV médio BZ4X, mas isso mudará nos próximos anos, já que a montadora pretende lançar entre cinco e sete novos EVs nos Estados Unidos nos próximos dois anos.

toyota-battery-manufacturing-north-carolina-under-construction

Foto de: Toyota

Para alcançar esse objetivo, a Toyota investiu quase 10 bilhões de dólares para construir a fábrica de baterias na Carolina do Norte e expandir sua instalação em Georgetown, Kentucky, onde a montagem de um SUV elétrico de três fileiras deve começar este ano. No entanto, o lançamento desse novo EV foi supostamente adiado para 2026.

Toyota BZ4x 2023

Apesar de ter apenas um BEV em seu portfólio nos Estados Unidos — e um modelo considerado mediano — as vendas mostram que os consumidores querem mais. Embora tenha registrado menos de 20.000 vendas no ano passado, o número de vendas do BZ4X dobrou em relação a 2023, o que mostra que a empresa está no caminho certo.

Apontada como uma retardatária no mercado de veículos elétricos, e com razão, a Toyota pode ver todas as peças se encaixarem exatamente no momento certo. No ano passado, as vendas de EVs nos Estados Unidos atingiram um novo recorde e espera-se que alcancem novos patamares em 2025. O plano da Toyota de lançar uma nova linha de EVs nos Estados Unidos pode ser uma vitória tanto para os consumidores quanto para a empresa.

Leia o artigo completo