Números divulgados nesta semana pelo subsidiária da Toyota na Argentina revelam que a montadora alcançou importante feito comercial ao ser campeã em vendas, produção, importação e exportação de veículos no país ao longo de 2024. A conquista da chamada “Quádrupla Coroa” foi bastante comemorada e revela o bom momento vivido pela divisão local, apesar do cenário econômico desafiador e da queda de 8,1% do mercado no geral.
Em termos de produção, a fábrica de Zárate (responsável pela montagem dos modelos Hilux, SW4 e Hiace) contabilizou 170.330 unidades fabricadas, operando pelo segundo ano consecutivo em três turnos. Desse volume, 80% têm como destino mais de 22 mercados estrangeiros, sendo o Brasil o principal deles. A Hilux produzida na Argentina é a picape média mais vendida não só no mercado brasileiro como em toda América Latina.
Toyota Hiace produzida na Argentina
Em vendas, a Toyota foi líder de mercado na Argentina pelo quarto ano seguido. Ao todo, foram 84.756 unidades entregues ao longo de 2024, o que representa 21,7% de participação de mercado. A picape Hilux foi líder de vendas no segmento local e o segundo veículo mais vendido no geral, ficando atrás apenas do Peugeot 208. O compacto Yaris, produzido no Brasil, foi destaque ao crescer mais de 85% em relação ao ano anterior.
No quesito importação, a Toyota prefere não divulgar os números, mas dados obtidos pelo Motor1.com Argentina revelam que a montadora também foi líder em 2024. Ao todo, a marca trouxe de fora cerca de 46.897 veículos, tendo o Brasil como principal fornecedor. Do nosso país, a Toyota leva para a Argentina os modelos Corolla, Corolla Cross, Yaris e Yaris Sedan. Outras fortes importadoras foram Volkswagen (42.117 unidades), Fiat (21.768) e Chevrolet (15.194).