Toyota foi a marca mais vendida do mundo em 2024

há 4 semanas 4

O mercado automotivo global foi mais uma vez dominado pela Toyota. Em 2024, a fabricante japonesa continuou com quase 10,7 milhões de veículos leves vendidos em todo o mundo. Embora o volume tenha caído 4% em relação ao ano anterior, o resultado é notável, considerando a crescente pressão dos fabricantes chineses e a transição para os veículos elétricos.

O Motor1.com coletou todos os números de vendas globais de todos os fabricantes de automóveis do mundo. A maioria deles corresponde aos números oficiais divulgados por cada empresa. Alguns números são estimativas, devido à falta de informações que geralmente é consequência de quedas acentuadas nas vendas.

Ainda a número 1

Um fato interessante que emergiu dos resultados do ano passado é que a Toyota dominou as vendas globais, embora quase não tenha vendido carros totalmente elétricos. De acordo com o comunicado oficial, ela vendeu 10.695.924 novos veículos leves em 2024, dos quais apenas 140.000 eram EVs (veículos elétricos a bateria). Isso equivale a 1,3% do total.

O fato de a maior fabricante de automóveis do mundo depender tão pouco de carros elétricos envia uma mensagem aos defensores dos veículos elétricos: uma parte do mundo está claramente se movendo em direção aos carros com emissão zero (China), mas o resto do planeta está demorando mais para adotar as novas tecnologias e, enquanto isso, a maioria dos motoristas compra carros com motor a combustão ou híbridos. Esse último aspecto explica parcialmente a força da Toyota no mercado.

número1

Veículos leves vendidos em 2024 em milhões de unidades (Var% 2023) *Excluindo volumes da SGMW **Excluindo smart

Foto de: Motor1.com

Outro motivo para a posição da Toyota é sua presença global. Embora muitos de seus concorrentes sempre afirmem ser participantes globais, a Toyota é, na verdade, um dos dois únicos fabricantes de automóveis com presença em quase todos os países do mundo. Além de ser uma das principais empresas no Japão, na América do Norte, na China e na Europa, ela é a número 1 em vendas na África, no Oriente Médio, no Sudeste Asiático e na região da Ásia-Pacífico. Também é um dos principais participantes na América Latina.

Com carros desenvolvidos para cada região de acordo com as necessidades dos consumidores, a Toyota se adapta facilmente às mudanças nas condições do mercado e mantém uma boa imagem e reputação em todo o mundo. Afinal, ser global não significa apenas vender carros nos EUA, na Europa e na China.

geely-geome-xingyuan-2

Foto de: Geely

Geely Geome Xingyuan 2

BYD, Geely e Chery são os grandes vencedores do ano

Em 2023, as vendas globais da BYD representaram 3,4% do total. No ano passado, sua participação no mercado aumentou para 4,7%, subindo três posições na classificação global, ultrapassando a Suzuki, a Nissan e a Honda. A maior fabricante da China aumentou suas vendas em 41% entre 2023 e 2024 graças à extraordinária demanda doméstica e à crescente presença nos mercados globais. A BYD foi a marca de BEV mais vendida em países como o Brasil e a Tailândia. O mais notável é que ela conseguiu fazer isso sem vender seus carros nos EUA.

O Grupo Geely foi outro grande vencedor do ano graças à sua ampla gama de produtos que inclui marcas chinesas e não chinesas. O aumento de 20% no ano passado foi impulsionado pela Zeekr, Lynk & Co e a marca Geely e, em menor escala, pela Volvo, que cresceu 8%.

A Chery foi a terceira maior fabricante de automóveis da China e ocupou a 12ª posição, superando a Changan, o Grupo Renault, a Mercedes e o Grupo BMW.

VEJA EM NOSSO YOUTUBE

Leia o artigo completo