Flagra: novo Volvo XC90 2025 já está no Brasil

há 1 semana 1

Apresentado em setembro do ano passado em outros mercados, o novo Volvo X90 2025 já foi flagrado no Brasil. As imagens foram feitas na ExpoLondrina pelo editor-chefe Leonardo Fortunatti. A marca aproveitou a feira para exibir seu SUV reestilizado, o que leva a crer que seu lançamento oficial deve ocorrer muito em breve. Porém, ainda não temos confirmação sobre preços e versões para o nosso mercado.

O Volvo XC90, nascido há 22 anos e destinado a cumprir seu papel de carro-chefe entre os utilitários esportivos da sueca, recebeu novas linhas para 2025. Ele mantém firmemente seu papel de topo de linha em conforto, sem perder nada em termos de estilo e design minimalista, tão característicos ao fabricante sueco. Juntamente com o novo Volvo EX90, a opção elétrica, o XC90 absorve alguns de seus elementos tecnológicos, confirmando os trens de força híbridos plug-in e micro-híbridos. Ainda que não se saiba quais serão as configurações oferecidas no Brasil.

 novo Volvo XC90 2025 no Brasil

Foto de: Motor1.com

Flagra: novo Volvo XC90 2025 no Brasil

O Motor1.com Brasil já teve um contato com o SUV nos EUA, Suas dimensões generosas com seus 5,03 metros de comprimento, 1,96 m de largura e 1,74 m de altura conferem uma presença marcante. Mas o que realmente chama atenção é como a Volvo conseguiu equilibrar essa imponência de um SUV com linhas limpas e elegantes resultando em um estilo atemporal.

A frente é dominada pelos faróis em forma de martelo de Thor, mais recente assinatura de estilo da Volvo, agora com animação em LED que parece dar "vida" ao SUV. Essa animação não é apenas digital, mas também física quando ele se divide para o farol alto surgir de trás do conjuntos. A grade frontal é completamente fechada, estilo marcante que "lembra" que este é um veículo 100% elétrico, eliminando a necessidade das grandes entradas de ar dos veículos com motores a combustão.

 novo Volvo XC90 2025 no Brasil

Foto de: Motor1.com

Flagra: novo Volvo XC90 2025 no Brasil

Na traseira, as lanternas se conectam à tampa do porta-malas, mas também possuem as tradicionais luzes integradas que sobem pela coluna. Isso reforça a impressão de um SUV ainda mais largo, especialmente nas versões com rodas de 22". 

A Volvo também inovou com a inclusão de câmeras em substituição aos retrovisores tradicionais, contribuindo para uma estética mais limpa e o coeficiente aerodinâmico de absurdos 0.29 cx, algo raro para um SUV de mais de 5 metros. 

O interior do EX90 chama a atenção pela sofisticação e minimalismo. Aqui a Volvo não economizou e adicionou um painel de instrumentos digital que tem a sua função "dobrada" com o head-up display. Um dos pontos que mais chamam a atenção é a quase completa ausência de botões. A Volvo optou por reduzir o número de controles físicos ao mínimo, deixando o painel limpo e organizado.

Grande parte das funções é acessada por meio de uma tela central de 14", desenvolvida em parceria com o Google. O sistema de multimídia é rápido, intuitivo e fácil de navegar, permitindo que o motorista tenha acesso às principais informações sem se perder em menus complexos. Para os puristas, ainda há um controle físico de volume e os comandos do vidro nas portas, mas o restante é totalmente digital.

Como se trata de uma atualização de meio de vida, não há mudanças substanciais no que diz respeito aos motores. Com a despedida confirmada dos motores a diesel, o XC90 topo da gama prevê o uso de um sistema híbrido plugin com um 2.0 turbo de 310 cv trabalhando em conjunto com um elétrico de 145 cv. Esta combinação oferece de 70 km de condução puramente elétrica graças à bateria de 18,8 kWh. Obviamente, esses são dados medidos e homologados pelo ciclo WLTP, e os dados de autonomia geral com mais de 800 km de alcance entre elétrico e gasolina também são catalogados e homologados. 

Também há opção de micro-híbrido de 48 Volts, usando o 2.0 turbo com 250 cv na configuração B5 ou 300 cv e 420 cv na B6. Em termos de suspensão, usam-se amortecedores adaptativos e com modos selecionáveis.

Falando em tecnologia, o XC90 também evolui em termos de segurança, otimizando esse aspecto com um radar e uma câmera frontais, capazes de detectar qualquer invasão da pista contrária e retornar à própria pista para evitar o risco de colisão. O sistema também ajuda a evitar a condução inadvertida para fora da estrada. Além disso, ele é capaz de frear e dirigir para evitar colisões com outros veículos, pedestres, ciclistas e animais de grande porte.

A linha 2024, vendida no Brasil atualmente, tem o XC90 sendo oferecido por R$ 621.950 na versão única Recharge T8, híbrido plug-in.

Assista o canal do http://Motor1.com no Youtube


O Novo GWM TANK 300 quer ser melhor que o Jeep Wrangler? O novo SUV da marca chinesa chega com novidades para o off-road. Ele traz diversas opções de seleção de tração, 3 tipos de bloqueio de diferencial, motor 2.0 híbrido plug-in e novidades tecnológicas da GWM. Vai dar certo no mercado nacional? Descubra neste vídeo com o Léo Fortunatti e saiba tudo sobre como este sistema de motor elétrico frontal com diferencial funciona.

+ Inscreva-se no Canal do http://Motor1.com clicando aqui

Leia o artigo completo