Ao norte de Miami, há uma série de ilhas-barreira que abrigam alguns dos condomínios de luxo mais luxuosos do planeta. Mas esse pode não ser o caso por muito tempo. Muitas dessas estruturas estão afundando a uma taxa "inesperada", de acordo com um novo estudo - incluindo a torre Porsche Design de 195 mestros de altura.
Inaugurada em 2014, a Porsche Design Tower foi a primeira residência com a marca da montadora na cidade - e um dos primeiros edifícios do mundo com um elevador para carros. Desde então, ele gerou concorrentes como o arranha-céu Aston Martin, de 250 metros de altura, na mesma avenida, além de outras montadoras que têm planos similares para, como Bentley, Mercedes-Benz e até Pagani.
Mas agora, algumas dessas empresas talvez queiram pensar melhor em seus arranha-céus.
Foto a: Porsche
Um novo estudo da Universidade de Miami mostra que 35 edifícios ao longo de Sunny Isles Beach e nas áreas costeiras circundantes afundaram até cinco centímetros entre 2016 e 2023. Isso inclui a Porsche Design Tower, o Ritz-Carlton Residences e as duas Trump Towers, entre outros. Isso ocorre menos de quatro anos depois que uma torre residencial de 12 andares desabou em Surfside, Flórida, a apenas alguns quilômetros da rua.
"Quase todos os edifícios na costa estão cedendo", disse Falk Amelung, geofísico da Escola Rosenstiel de Ciências Marinhas, Atmosféricas e da Terra da Universidade de Miami e autor sênior do estudo, em entrevista ao Miami Herald. "É muito."
Foto a: Porsche
Os pesquisadores analisaram imagens de satélite que podem medir a subsidência (ou o afundamento da terra) em frações de centímetro. Nesse caso, os pesquisadores descobriram subsidência variando de 2,02 cm a pouco mais de 7,6 cm em locais como Sunny Isles Beach e Surfside. Dois edifícios em Miami Beach - o Faena Hotel e o condomínio L'atelier - e um em Bal Harbour também foram afetados.
Por enquanto, os especialistas dizem que o afundamento não é necessariamente motivo para alarme. Nenhum problema estrutural foi relatado em nenhum dos edifícios até o momento, e muitos edifícios mais novos - como o Porsche Design Tower, que tem apenas 10 anos de idade - afundam naturalmente no solo anos após a conclusão devido ao seu peso.
Mas, mesmo assim, os pesquisadores estão de olho na situação.