Apresentado mundialmente no fim de 2019 e lançado nas lojas em 2020, o SUV Model Y rapidamente se tornou um best-seller da marca de Elon Musk, alcançando o título de carro elétrico mais vendido do mundo. No entanto, o tempo já começa a pesar, e nem mesmo as constantes atualizações de software dos modelos da marca são mais suficientes para manter o fôlego competitivo. Para ir além, a Tesla deve apresentar em janeiro a versão reestilizada do modelo, que recebeu o apelido "Juniper".
Entre as novidades dessa atualização, são esperadas mudanças semelhantes às do novo Model 3, que recebeu um volante redesenhado, com mais botões e sem as tradicionais hastes na coluna de direção. Além disso, o SUV de até sete lugares deve ganhar uma nova dianteira, com faróis mais finos e inspirados no design da Cybertruck. As luzes traseiras provavelmente serão interligadas, seguindo uma tendência já adotada por diversos concorrentes.
Tesla Model Y atual
Com o lançamento do Y Juniper se aproximando, os flagras se tornaram mais comuns. Caso deste post feito por Colin W. na rede social X(antigo Twitter), que viu a novidade perto de San Jose, na Califórnia.
É um vídeo curto, mas dá uma visão bastante clara do lado do motorista do Model Y, que tem apenas um pouco de camuflagem na frente e atrás.
A maior mudança feita no seu irmão menor, o Model 3, quando recebeu sua reestilização (chamada de "Highland'') foi o aprimoramento da direção. Ele recebeu um sistema de suspensão completamente revisado, transformando-o em um carro muito mais confortável.
Esperamos que isso seja transferido para o Model Y atualizado, mas será que essa melhoria é grande o suficiente para que você considere esperar pela versão atualizada do Modelo Y? Como não sabemos quando ela chegará, estamos em cima do muro, especialmente porque há uma chance de o Model Y perder seu crédito fiscal de US$ 7.500 em breve.
O novo Tesla Model Y também deverá apresentar uma configuração inédita de 6 lugares, com três fileiras composta por 6 lugares individuais. Esta versão, porém, é esperada para o terceiro trimestre de 2025, sendo feita na Gigafábrica da marca em Xangai, na China.
Quem deve aparecer primeiro é a versão de cinco lugares, a mais vendida, seguida pela de sete, que hoje é criticada por ser pequena demais tanto no espaço para passageiros quanto para malas. Se a versão de 6 lugares ganhar outros mercados, Musk pode reverter esse quadro, mas só o tempo dirá.