Tesla Cybertruck vai bem nos testes de segurança

há 1 mês 4

Quando Elon Musk apresentou seu conceito de picape elétrica em novembro de 2019, muitas pessoas questionaram a construção do veículo. Com carroceria feita de aço inoxidável e um design peculiar — para dizer o mínimo —, a segurança da Cybertruck em colisões sempre foi motivo de curiosidade.

Pois bem, agora, mais de um ano após o início das entregas, a picape finalmente recebeu uma classificação oficial de segurança. E o resultado é impressionante: cinco estrelas no geral e em quase todas as categorias individuais. A Administração Nacional de Segurança de Tráfego Rodoviário dos EUA (NHTSA) realizou testes de colisão com vários Tesla Cybertrucks 2024 como parte do Programa de Avaliação de Carros Novos (NCAP).

Teste de colisão Tesla Cybertruck NHTSA

Foto de: NHTSA

Começando com o teste de colisão frontal, que simula o impacto entre dois veículos semelhantes, no qual o veículo de teste colide com uma barreira plana e rígida a 56 km por hora. Nesse teste, a NHTSA concedeu uma classificação de cinco estrelas para o motorista e quatro estrelas para o passageiro.

O relatório menciona que os airbags do motorista e do passageiro foram acionados corretamente nesse teste, mas que nem o airbag de joelho do passageiro nem o airbag de joelho do motorista foram acionados. A Tesla confirmou que os airbags de joelho foram projetados para não serem acionados nesse teste específico.

Teste de colisão Tesla Cybertruck NHTSA

Foto de: NHTSA

Já no teste de colisão lateral, a picape recebeu uma pontuação geral de segurança de cinco estrelas. Essa categoria é composta por dois testes individuais que, em seguida, são combinados em uma única grande classificação. Há ainda teste da barreira lateral, que simula uma colisão em um cruzamento entre dois veículos, e o teste do poste lateral, que simula a colisão de um veículo em um objeto fixo, como uma árvore ou um poste.

No teste da barreira lateral, uma barreira móvel não rígida inclinada a 27 graus é colidida contra o lado do motorista do veículo de teste a 38,5 mph. No teste do poste lateral, o veículo de teste é inclinado a 75 graus e colidido com um poste rígido a 32 km/h. Em cada um desses testes individuais, o Cybertruck recebeu uma classificação de cinco estrelas, tanto para o banco dianteiro quanto para o banco traseiro.

Por fim, o Cybertruck da Tesla recebeu uma classificação de quatro estrelas (de um máximo de cinco estrelas) no teste de resistência à capotagem, que mede o risco de capotagem em um cenário de perda de controle com um único veículo. A NHTSA observou que o Cybertruck não tombou durante o teste dinâmico, mas que há um risco de capotamento de 12,4%. Os testes de colisão foram realizados no final do ano passado pela Applus+ Idiada Karco Engineering em Adelanto, Califórnia. 

VEJA EM NOSSA YOUTUBE

Leia o artigo completo