Uma pessoa morreu e pelo menos sete outras ficaram feridas depois que um Tesla Cybertruck explodiu em chamas do lado de fora do Trump International Hotel Las Vegas (EUA) no início da manhã de ontem (1/1).
O Las Vegas Review-Journal confirmou que a polícia e os bombeiros estão investigando um incêndio que foi relatado pela primeira vez por volta das 8h40 no lado de fora do hotel, que está localizado próximo à famosa Las Vegas Strip. Um vídeo tirado de dentro do saguão do hotel mostra uma Cybertruck queimando do lado de fora das portas do edifício. O 8 News Now de Las Vegas informa que o incêndio "começou na área de manobristas do hotel ou próximo a ela e foi apagado pelos bombeiros".
Nenhum outro detalhe, incluindo a causa do incêndio ou se outros veículos estavam envolvidos, foi divulgado até o momento. Em sua conta no X, o Departamento de Polícia Metropolitana de Las Vegas disse que o incêndio foi apagado e que uma investigação está em andamento. Os moradores e visitantes estão sendo aconselhados a evitar a área.
O incidente matou uma pessoa e feriu várias outras, de acordo com as autoridades locais. As autoridades policiais disseram que a pessoa falecida estava sendo recuperada de dentro do Cybertruck.
Um novo vídeo do circuito fechado de câmeras do hotel, compartilhado no X, mostra a Cybertruck estacionada do lado de fora da entrada do hotel, atrás de uma caminhonete branca. Parecia haver vários transeuntes nas proximidades com suas bagagens. O Cybertruck então explodiu perigosamente do nada, enchendo a área com detritos voadores e fumaça. Houve várias explosões secundárias após a explosão inicial, possivelmente de fogos de artifício que a caminhonete estava transportando.
O incêndio chamou a atenção de todos nas mídias sociais devido ao envolvimento próximo do CEO da Tesla, Elon Musk, com o presidente eleito Donald Trump; de fato, Musk e Trump comemoraram a véspera de Ano Novo juntos no hotel e resort Mar-a-Lago do novo presidente na Flórida. Mas se o incêndio envolvendo a Cybertruck foi algum tipo de ato intencional ou um acidente coincidente ainda não foi determinado por nenhum bombeiro ou policial até o momento em que este artigo foi escrito.
Os incêndios em veículos elétricos são estatisticamente mais raros do que os incêndios envolvendo carros movidos a gasolina, mas suas baterias de íons de lítio tornam a extinção desses incêndios muito mais difícil.
Musk agora afirma no X que a explosão da Cybertuck foi causada por fogos de artifício ou algum tipo de dispositivo explosivo, e não pelo veículo em si.
A pessoa falecida era o motorista da caminhonete, de acordo com as autoridades policiais. No entanto, a Tesla foi alugada no popular aplicativo Turo e depois carregada com "fogos de artifício, tanques de gás e combustível para acampamento", de acordo com a CNN.
No X, Musk disse acreditar que a estrutura de aço inoxidável da Cybertruck "de fato conteve a explosão e direcionou a explosão para cima" e afirmou que o design da picape létrica pode ter evitado danos adicionais. Ele também chamou o incidente de "ataque terrorista", embora a identidade e o motivo do autor ou autores não tenham sido divulgados pelas autoridades policiais.