Stellantis nomeia novos chefes após saída de CEO polêmico

há 2 meses 5

Quando Carlos Tavares renunciou repentinamente em 1º de dezembro do ano passado, o grupo Stellantis nomeou um Comitê Executivo Interino para liderar o conglomerado automotivo durante o período de transição até que um novo CEO fosse nomeado. Espera-se que o novo nome seja anunciado até o segundo semestre de 2025, enquanto isso, o burburinho no meio automotivo continua, com novos chefes em três de suas marcas.

Bob Broderdorf foi nomeado diretor da Jeep na América do Norte em setembro do ano passado e agora assumirá o controle da marca de utilitários em todo o mundo. Nossos colegas do Motor1 US conversaram com ele no Salão do Automóvel de Detroit de 2025, em janeiro, onde o executivo disse: "Nossa expectativa está alta no momento".

Jeep Compass Limited T270 2025

Foto de: Mario Villaescusa / Motor1.com

Jeep Compass Limited T270 2025

Ele está extremamente otimista com relação ao que está por vir: "Será uma transformação bastante épica. Vamos investir mais de US$ 3 bilhões em novos produtos. Esta é uma marca divertida. Vamos voltar a nos divertir, a ser aventureiros. Vamos fazer coisas legais das quais as pessoas se orgulharão". Olhando para trás, a Jeep teve um 2024 lento, com vendas caindo 9% nos Estados Unidos para 587.725 unidades.

A Jeep não é a única montadora que faz parte da Stellantis com um novo chefe. Alain Favey, ex-CEO da divisão de carros de aluguel Europcar Mobility Group, está agora no comando da marca Peugeot. A marca de luxo DS Automobiles, que nasceu como um submarca da Citroën, também ganhou um novo líder, com Xavier Peugeot agora comandando a empresa francesa que quer enfrentar a Bentley e a Rolls-Royce

Peugeot 2008 GT 2025

Foto de: Motor1.com

Peugeot 2008 GT 2025

Na divisão de produtos comerciais, o executivo Anne Abboud assume o controle da Stellantis Pro One. Antonio Filosa, diretor de operações da Stellantis na região das Américas, assume responsabilidades adicionais como chefe da divisão de Qualidade. A Stellantis também está criando um novo escritório de marketing liderado por Olivier François, enquanto tudo relacionado a software agora faz parte da divisão de desenvolvimento de produtos e tecnologia liderada por Ned Curic.

Até que um novo CEO seja nomeado nos próximos meses, a Stellantis parece comprometida a oferecer uma variedade maior de motorizações. O presidente John Elkann diz que haverá "uma opção ainda maior de veículos a combustão, híbridos e elétricos".

Ram 1500 Ramcharger 2025

Ram 1500 Ramcharger 2025

E o que isso significa? pode ser o retorno de motores maiores, como o Hemi, que só morreu por vontade de Tavares. Na época, fontes ouvidas indicam que o grupo sofria de uma ''crise de identidade'', com o CEO tratando-o mais como um conglomerado europeu. Como resultado, houve um grande esforço para limpar as emissões da Stellantis, o que significava eliminar o Hemi V8 e avançar rapidamente para a eletrificação. 

Com a saída de Tavares e mudanças políticas recentes, como a eleição de Donald Trump, que já indicou que não deve manter incentivos para veículos elétricos , o cenário muda totalmente. Alguns indicativos disso são o adiamento ou cancelamento de alguns novos projetos, como o SUV elétrico da Chrysler ou a versão Longe Range da picape 1500. 

leapmotor t03 (1)

Foto de: Motor1.com

Leapmotor T03

Agora, entretanto, resta saber se o novo CEO, que deve ser definido até o fim de 2025, manterá a meta para as marcas deficitárias do grupo se salvarem, que estava definida para os próximos dois a três anos. Só o tempo dirá.

VEJA EM NOSSO YOUTUBE

Fonte: Stellantis

Leia o artigo completo