A última edição do Semana Motor1.com de 2024 é praticamente uma retrospectiva do ano que está perto do fim. Listamos os principais lançamentos de automóveis, que nos trouxe uma diversidade de marcas, modelos e segmentos, mas sempre com destaque para as picapes e os tão queridinhos SUVs de vários preços. A eletrificação também é um ponto de destaque.
Aqui estão os 12 principais. Entre as picapes médias, a Fiat apresentou a Titano, com uma proposta de custo/benefício e preços agressivos para as vendas diretas. Longe de ser a melhor picape do segmento, mas ganha cada vez mais espaço justamente nesta estratégia de descontos, e já vê um futuro melhor, com a provável produção na Argentina e um novo motor 2.2 turbodiesel.
A BYD também trouxe a Shark, a primeira picape média híbrida do Brasil. É um desafio entrar neste segmento, ainda mais com um produto tão diferente dos nomes tradicionais, mas a marca chinesa também fez isso com o sedã King, um oponente para o Toyota Corolla e, em ambos os casos, ainda não embalaram nas vendas.
Entre os SUVs, a Peugeot finalmente trouxe a nova geração do 2008, um carro que deve elevar bem as vendas da francesa. Na Citroën, o Aircross e o Basalt fazem esse papel, compartilhando plataforma e motor com o Peugeot e diversos outros modelos da Stellantis - este, que ganhou sistema híbrido-leve nos Fiat Pulse e Fastback e deve chegar aos demais ainda em 2025.

Foto de: Citroen UK


Foto de: Motor1.com

Foto de: Motor1.com

Foto de: Motor1.com
Na lista, ainda temos a Ford Ranger Black, versão 4x2 da picape média que chegou com preço agressivo; a grande reestilização do Hyundai Creta, com seu 1.6 turbo mais potente do segmento; a nova geração do Chevrolet Equinox; o Renault Kardian, que inaugura a nova fase da Renault no Brasil; e o Ford Mustang, a alegria dos puristas com seu V8 aspirado que, em 2025, chega com câmbio manual.