Rio inicia vacinação contra gripe para idosos, crianças e gestantes

há 1 dia 1

A partir desta terça-feira (1º), a vacinação contra a influenza no Rio de Janeiro passa a ser oferecida para pessoas com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a seis anos de idade e gestantes. A imunização na capital fluminense, que ocorre de forma escalonada, começou no último sábado (29) apenas para trabalhadores da saúde.

A partir do dia 7 de abril, a imunização será ampliada para pessoas com comorbidades, e, no dia 12, os demais grupos prioritários poderão se vacinar. Para a primeira semana da campanha, o município recebeu 220 mil doses da vacina.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a meta da campanha é vacinar 3 milhões de cariocas.

A imunização contra a gripe é anual, ou seja, quem se vacinou no ano passado precisa tomar uma nova dose. Em 2024, foram aplicadas mais de 2 milhões de doses no Rio.

Neste ano, até o momento, foram registrados nove mortes em decorrência da doença e 64 casos de internação por influenza na cidade, de acordo com dados da secretaria.

Cuide-se

Ciência, hábitos e prevenção numa newsletter para a sua saúde e bem-estar

A vacina oferecida protege contra três tipos do vírus da gripe: H1N1 (Victoria), H3N2 (Tailândia) e B (Áustria). "É preciso se vacinar, porque o inverno está chegando e é importante se proteger contra a gripe", alertou o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz.

Para se vacinar, basta comparecer a uma unidade de saúde com documento de identificação e caderneta de vacinação. Pessoas que fazem parte dos grupos prioritários devem apresentar um comprovante, como laudo médico ou documento funcional.

A vacina é segura para os públicos indicados, sendo contraindicada apenas para crianças menores de seis meses e pessoas com histórico de alergia grave a doses anteriores.

O grupo prioritário pode procurar as unidades de atenção primária do município, incluindo clínicas da família e centros municipais de saúde. Os horários e endereços podem ser conferidos no site da secretaria municipal de Saúde.

Leia o artigo completo