Mostradas inicialmente em setembro do ano passado ainda como teaser somente mostrando detalhes visuais de suas novas picapes, a Ram acaba de mostrar mais detalhes das novas 2500 e 3500 atualizadas no mercado dos EUA. As mudanças incluíram atualizações nas motorizações a gasolina e turbodiesel, além de um novo câmbio de 8 velocidades.
Nos EUA, as picapes ainda contarão com o motor V8 6,4 litros como opção de entrada, ainda que a potência tenha diminuído um pouco - 405 cv contra 410 cv no ano passado - mas o torque máximo ainda é de 117,2 kgfm.
Foto de: Stellantis
Os números do diesel são praticamente os mesmos, ou seja, mantendo os 377 cv e 117,3 kgfm de torque das picapes atuais, mas a Ram insiste que o Cummins mais recente é um novo motor. O bloco e o cabeçote foram reprojetados, e o propulsor traz um novo coletor de admissão. Ele tem válvulas maiores, pistões retrabalhados, um novo turbocompressor e opera com pressão de combustível mais alta.
Foto de: Stellantis
Foto de: Stellantis
Foto de: Stellantis
As mudanças externas, que já tinham sido vistas antes, concentram-se principalmente na nova grade filetada e nos faróis divididos ao estilo Fiat Toro. Na parte interior, as atualizações são mais substanciais, começando com uma nova tela de multimídia de 14,5" disponível em algumas versões.
A tela de 12,0" foi ajustada para maior resolução e agora há uma tela opcional de 10,25" para o passageiro. São itens já vistos na atualização recente da Ram 1500, que compartilha cabine com as picapes maiores. O que alimenta essas telas é o mais recente sistema Uconnect 5 da marca, e ele está ligado a um conjunto de recursos como carregamento duplo de telefone sem fio, um espelho retrovisor digital, dentre outros.
Outros itens notáveis incluem um inversor de energia a bordo com capacidade para 2,4 kW de eletricidade, acessível por meio de dois plugues de 110V na caçamba. O controle de cruzeiro adaptativo e o aviso de colisão frontal agora são de série e, se você for para a versão Big Horn, também terá detecção de fadiga, reconhecimento de sinais de trânsito e gerenciamento ativo de faixa.
Hoje, tanto a 2500 quanto a 3500 são vendidas no Brasil nas versões Laramie, Laramie Night Edition e Laramie Rodeo Edition, com preços que giram entre R$ 469.990 e R$ 534.990 e são consideradas caminhões pela legislação brasileira, exigindo CNH do tipo C para serem dirigidas. As duas se diferenciam da concorrência pela sua capacidade de reboque e pela sua capacidade de carga. As novidades também devem desembarcar no Brasil, uma vez que chegam importadas para cá.
VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE
Fonte: Stellantis