A BMW deve começar um novo capítulo na sua história no ano que vem, com o início da produção do Série 3 de nova geração programado para o fim de 2025. Agora com modelos baseados no conceito Neue Klasse, apresentado em 2023, o primeiro carro a sair dessa nova linha linhagem deve ser o novo sedã da empresa, que estará disponível tanto em versões com a combustão quanto eletrificadas.
A versão mais nervosa da linha, a M3, terá que esperar um pouco mais, enquanto a primeira versão esportiva a ser lançada deve ser a M340, sem o "i" final do modelo atual.
Formas invisíveis
Tomando como base os flagras dos primeiros protótipos, moldamos o futuro M340 em nossa projeção. Como você pode ver, o visual do Série 3 será profundamente diferente de todos os BMWs da linha atual, com uma grade dupla em forma de rim larga, integrando faróis de LED finos.
Foto de: Motor1.com
BMW M340 (2025) renderizado por Motor1.com
Como essa é uma versão esportiva, esperamos para-choques específicos com algumas entradas de ar adicionais e uma altura de 10 a 20 mm mais menor para dar uma aparência ainda mais ameaçadora. Também deve haver opções específicas de rodas de liga leve, maçanetas embutidas nas portas e detalhes exclusivos em preto brilhante.
Elétrico ou térmico?
Chegamos, no entanto, ao ponto mais importante: o M340 será elétrico ou térmico? Não há certeza, mas é certo que o novo Série 3 será oferecido com os dois tipos de motores, com plataformas diferentes. A versão 100% elétrica usará a nova plataforma Neue Klasse, enquanto as opções com motores a combustão eletrificados serão baseadas na CLAR 2.
Em particular, o BMW Série 3 elétrico terá uma arquitetura de 800 Volts para potências de recarga de até 270 kW, enquanto as baterias poderão ter uma capacidade de pelo menos 75 kWh. De acordo com a BMW, a nova plataforma também permite maior densidade de energia e menores custos de produção.
No que diz respeito aos motores térmicos, é razoável esperar o uso extensivo de versões híbridas-leves de 48V e híbridas plug-in, mas ainda não se sabe se será possível encontrar motores de seis ou oito cilindros sob o capô ou se a empresa preferirá se concentrar nos quatro cilindros - fortemente eletrificados - para manter as emissões baixas.
Foto de: Motor1.com
BMW M340 (2025), um detalhe de renderização do Motor1.com
Em suma, o novo M340 certamente terá mais do que os 374 cv atualmente fornecidos pelo híbrido-leve 3.0 de seis cilindros, mas ainda não se sabe se essa potência será apenas elétrica ou apoiada por um motor térmico.
Mas quando o novo Série 3 será apresentado? A BMW ainda não anunciou oficialmente, mas achamos que o Salão do Automóvel de Munique de 2025 poderia ser o palco certo para revelar até mesmo a versão de pré-produção, com a estreia nas ruas programada para 2026.