Prefeito corta fios e desativa radares de velocidade no interior de SP

há 2 meses 4

Camarinha fala em "combate à indústria da multa" ao divulgar sua atitude nas redes sociais. O político também citou a falta de estudos técnicos exigidos em lei para a instalação dos radares, feita no início de 2023 pelo prefeito anterior, Daniel Alonso (PL).

As irregularidades foram reveladas no portal Marília Transparente (MATRA), que precisou ir à Justiça para obter os dados públicos. Além da ausência de estudos prévios para cada radar, como exige o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a publicação afirma ter recebido estudos feitos posteriormente à instalação dos aparelhos e que, mesmo assim, não chancelariam a medida.

De acordo com o material obtido pelo veículo local, o engenheiro responsável por assinar tais estudos é o mesmo que referendou a instalação de radares em Avaré (SP), onde uma CPI averiguou suposta corrupção na escolha da empresa Talentech — a mesma que ganhou a licitação dos radares em Marília.

Segundo o MATRA, o engenheiro que assinou tais estudos admitiu à CPI não ter visitado todos os pontos de instalação e que, em algum deles, fez a análise via Google Maps. A Comissão encaminhou um relatório ao Tribunal de Contas do Estado e ao Ministério Público sugerindo o cancelamento do contrato. Em Marília, tentou-se criar uma comissão parecida, mas não houve quórum.

Em 2022 — último ano sem os radares —, a cidade de Marília registrou 1.507 sinistros, que incluem batidas e atropelamentos, entre outros. Em 2023, esse número caiu para 1.302 e, em 2024 — primeiro ano completo com radares —, foram 1.116 casos, segundo levantamento do Detran-SP.

Por outro lado, o número de óbitos se manteve estável: em 2022, foram 25 mortos no trânsito mariliense. Em 2023, houve aumento ao recorde de 32 mortes e, em 2024, registrou-se 27 óbitos. Os números têm sido usados por Camarinha, que diz não haver "nenhum impacto" na instalação dos radares, responsáveis por mais de 80.000 multas emitidas no ano passado.

Leia o artigo completo