É importante também estar atento à qualidade dos produtos oferecidos. Em alguns casos, óleos lubrificantes mais caros são sugeridos sem que haja uma justificativa técnica para a escolha, além do preço elevado. Serviços como balanceamento e alinhamento devem ser realizados apenas quando há sintomas claros de que algo está errado, como trepidações ou desalinhamento evidente durante a condução.
Segundo Marco Moretta, diretor geral da Point S, rede de centros automotivos, a revisão programada pode ser vantajosa, "pois permite ao proprietário planejar melhor os gastos com a manutenção do veículo. No entanto, é preciso ficar atento às pegadinhas que muitas concessionárias embutem nesses pacotes, adicionando serviços que nem sempre são necessários".
Uma prática recomendada, segundo Moretta, é consultar o manual do proprietário, que geralmente contém um cronograma detalhado de manutenção recomendado pela montadora.
"Faça apenas o que o manual recomenda e você terá seu carro em perfeitas condições por muitos anos. Nos manuais há em geral uma tabela com a quilometragem e as manutenções programadas e o que se faz em cada uma delas e você não precisará de mais nada, nem de garantia estendida", afirma.
Quando estiver na oficina ou concessionária, não se sinta pressionado a tomar decisões imediatas. Se necessário, peça um tempo para pensar sobre os serviços recomendados e use esse intervalo para fazer sua pesquisa ou consultar outras fontes.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.