Pedágio 100% autônomo começa a funcionar no Brasil; veja como funciona

há 5 horas 1

É possível inserir o cartão na maquininha, ou simplesmente utilizar o pagamento por aproximação, compatível com smartphones que têm Apple Pay, por exemplo. No caso de pagamento em dinheiro, a máquina ainda é capaz de fornecer troco. Uma vez pago, o motorista escolhe se quer o recibo do pedágio ou não.

Segundo a Ecovias do Araguaia, cerca de 40 mil motoristas utilizaram essa modalidade no mês de janeiro, quando a tecnologia estreou. Dado o volume, é natural que haja problemas. Nesse caso, é possível pedir ajuda pela tela do totem e sempre haverá um funcionário à disposição no local, diz a concessionária.

Praça de pedágio automática mantém estrutura tradicional, mas só tem funcionários para auxiliar em caso de problemas
Praça de pedágio automática mantém estrutura tradicional, mas só tem funcionários para auxiliar em caso de problemas Imagem: Divulgação

Em outras praças de pedágios geridas pela Ecovias do Araguaia também há opção de usar as cabines autônomas. Nesses locais — assim como em pontos das rodovias Raposo Tavares e Castello Branco, em São Paulo —, a automatização é limitada: só há uma cabine automática em cada sentido, com prioridade para os veículos de passeio.

O pedágio via autoatendimento já é comum na Europa e nos Estados Unidos, mas carecia de previsão legal no Brasil. Com a Resolução 1013/2024 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), regulou-se o pedágio free flow mas também veio maior segurança jurídica para a modalidade de autoatendimento.

Máquinas da Ecovias do Araguaia aceitam cartões e até dão troco no caso de pagamento em dinheiro
Máquinas da Ecovias do Araguaia aceitam cartões e até dão troco no caso de pagamento em dinheiro Imagem: Divulgação
Leia o artigo completo