Nürburgring proíbe motos na pista; entenda o motivo

há 10 horas 2

Nürburgring acaba de decretar sua maior mudança de regulamento em décadas. Pela primeira vez, a icônica pista de corrida alemã proibiu a participação de motocicletas em suas sessões públicas de condução turística, as "Touristenfahrten", a partir da temporada de 2025.

Em uma declaração publicada no Facebook na quinta-feira (20/2), a administração do circuito de Nürburgring citou preocupações com a segurança como o motivo da proibição. "As diferentes dinâmicas de direção dos veículos de duas e quatro rodas representam um risco de mal-entendidos, especialmente para os motociclistas", diz o comunicado. "Para tornar a experiência de dirigir mais segura para todos, carros e motocicletas serão estritamente separados no futuro."

De agora em diante, as icônicas sessões turísticas de Nordschleife - onde qualquer pessoa com um veículo licenciado pode aparecer e entrar na pista - serão restritas apenas a carros. Os motociclistas ainda poderão dirigir no circuito, mas ficarão restritos a "passeios guiados durante treinamentos organizados por profissionais".

Embora seja decepcionante ver os motociclistas perderem o acesso fácil à pista de corrida mais icônica do mundo, entendemos o ponto de vista das autoridades. O Nürburgring é um lugar incrivelmente perigoso, com muitas curvas cegas e sem saída de pista. Blog centrado no anel Bridge to Gantry teoriza que as autoridades queriam limitar o tempo gasto com acidentes de motocicleta, que geralmente são graves o suficiente para fechar toda a pista, o que significa que elas perderiam receita.

No entanto, Nürburgring não será totalmente fechada para os motociclistas em 2025. A pista ainda permitirá que veículos de duas rodas entrem no circuito mais curto e mais moderno usado em competições. Há 38 datas de passeio turístico definidas para este ano, com "paradas exclusivas para motocicletas".

VEJA EM NOSSO YOUTUBE

Leia o artigo completo