- A Mitsubishi confirmou aos concessionários que lançará um novo carro elétrico (EV) em 2026.
- O modelo provavelmente será desenvolvido em conjunto com o SUV elétrico que a Nissan pretende lançar como substituto do Leaf.
- Ele será construído na mesma plataforma que atualmente sustenta o Nissan Ariya e dois elétricos da Renault.
Segundo uma nova apuração da Automotive News, a Mitsubishi está desenvolvendo sua própria versão do SUV elétrico que substituirá o Nissan Leaf. Assim como a nova geração do Leaf, esse EV da Mitsubishi será um SUV cupê, com um teto inclinado, e ambos serão construídos sobre a plataforma AmpR Medium (antiga CMF-EV), a mesma utilizada pelo Nissan Ariya e pelos modelos Renault Megane E-Tech e Scenic E-Tech.
O modelo da Nissan, antecipado pelo conceito Chill-Out 2021, chegará primeiro e deve ser revelado em versão de produção ainda este ano, de acordo com a Automotive News. Já o EV da Mitsubishi será lançado em 2026, quando também deve começar a ser vendido nos Estados Unidos. Até agora, a Mitsubishi ofereceu apenas um EV no mercado norte-americano, o i-MiEV, que vendeu pouco mais de 2.000 unidades entre 2011 e 2016.

Nissan Ariya
A Mitsubishi espera um volume de vendas muito maior com o novo modelo, que será fabricado no Japão e exportado globalmente. No entanto, os planos podem ser impactados pela fusão Nissan-Honda, da qual a Mitsubishi considera não participar, temendo perder influência dentro do grupo liderado por Nissan e Honda.
Mesmo se optar por ficar de fora da fusão, a Mitsubishi continuará ligada à Nissan, compartilhando plataformas e tecnologia. Em 2023, a montadora anunciou sua meta de vender 50% de veículos elétricos ou eletrificados até 2030, com o objetivo de atingir 100% até 2035. Seu plano inclui o lançamento de nove novos modelos eletrificados até 2028, sendo dois EVs baseados em plataformas da Aliança, um SUV elétrico de duas fileiras desenvolvido internamente e uma picape elétrica.

Conceito Nissan Chill-out
A futura picape elétrica de médio porte será um projeto conjunto entre Nissan e Mitsubishi, fabricado no México. O modelo terá uma versão Nissan, antecipada pelo conceito futurista Surf-Out. A Mitsubishi ainda não apresentou um estudo de design para sua versão elétrica da picape, mas o modelo pode seguir a linha da nova L200/Triton, lançada no ano passado.
A Automotive News cita Mark Chaffin, CEO da Mitsubishi Motors North America, afirmando que a marca "está em um ponto crucial na América do Norte, traçando um plano ousado, claro e viável para o sucesso futuro nos Estados Unidos".
Com a descontinuação do Mirage (responsável por mais de 30% das vendas da Mitsubishi nos EUA em 2024), há espaço para um novo carro compacto e acessível no portfólio da marca. A Mitsubishi poderia utilizar a plataforma CMF-B EV, a mesma que serve de base para os modelos Renault 4 e 5 E-Tech, o futuro Twingo E-Tech e um possível Nissan Micra elétrico. No entanto, não há planos confirmados para um modelo desse tipo.
A Mitsubishi lançou um mini elétrico urbano, o eK X EV, mas trata-se de um kei car alto, estreito e de formato quadrado, projetado principalmente para o mercado japonês. Ele poderia ser considerado um sucessor direto do i-MiEV, mas, assim como seu antecessor, teria dificuldades para conquistar compradores nos EUA.
O SUV elétrico da Nissan, equivalente ao futuro modelo da Mitsubishi, deve ter um design semelhante ao Ariya, mas em um formato mais compacto. Um protótipo camuflado foi recentemente flagrado em testes na Califórnia, e sua silhueta lembra a do Ariya, mas com uma carroceria um pouco mais baixa e esportiva.