Ícone automotivo entre os utilitários esportivos há mais de quatro décadas, a nova geração do Mercedes-AMG G63 acaba de chegar ao Brasil para reforçar sua posição de destaque no segmento off-road de luxo. Lançado em 1979, o veículo oferece diversas opções de personalização e, ao mesmo tempo, mantém seu caráter off-road e aparência robusta.
O novo Mercedes-AMG G 63 é equipado com o motor AMG V8 biturbo de 4,0 litros com 585 cv e um torque máximo de 86,7 kgfm. Uma novidade é a combinação com tecnologia de eletrificação de 48 Volts e um gerador de partida integrado (ISG) que proporcionam um impulso adicional de 20 cv e 20.4 kgfm de torque por um período determinado. Partindo da imobilidade, o novo Mercedes-AMG G 63 leva 4,4 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h. A velocidade máxima declarada é de 220 km/h.
Foto de: Mercedes-AMG
A suspensão com estabilização ativa e hidráulica de rolagem e amortecimento ajustável adaptativo desempenha um papel fundamental nesse comportamento. Elementos hidráulicos ativos substituem os convencionais estabilizadores mecânicos transversais e os amortecedores adaptativos são equipados com duas conexões hidráulicas – uma para as fases de compressão e outra para as fases de retorno do amortecedor.
As câmaras dos amortecedores nas quatro rodas são conectadas por meio de linhas hidráulicas e do bloco de válvulas. Esse sistema permite características ideais de entrada em curva e de mudança de carga, moldando assim as características de condução típicas da AMG em termos de dinâmica, precisão e retorno para o motorista.
Foto de: Mercedes-AMG
Associada aos programas de condução e ao estado de condução, a suspensão ativa também melhora a articulação dos eixos. Isso significa que as rodas mantêm contato com o solo mesmo quando o veículo está fortemente articulado. O resultado é um aumento significativo na tração, capacidade de subida e conforto off-road, além de reduzir o desgaste tanto do veículo quanto do condutor.
A transmissão AMG de nove velocidades, dependendo do programa de condução selecionado, permite trocas de marchas esportivas e rápidas ou confortáveis e praticamente imperceptíveis. Se necessário, a transmissão com conversor de torque reduz para uma marcha mais baixa, utilizando múltiplas reduções de marcha com o intuito de aproveitar toda a potência do motor. Há ainda cinco diferentes programas de condução com configurações específicas. Dessa forma, parâmetros como a resposta do motor, transmissão, suspensão e direção são modificados.
Foto de: Mercedes-AMG
Por dentro e por fora, elementos de design inconfundíveis conferem ao novo Mercedes-AMG G 63 sua aparência única. A parte frontal do veículo é caracterizada por um novo para-choque específico da AMG, com três aletas verticais diante das entradas de ar, além de detalhes em aço inoxidável no para-choque.
Os faróis de LED adaptativos também estão presentes. Com funções de iluminação inteligentes, os faróis iluminam a estrada de acordo com a situação e reagem ao tráfego atual com a ajuda de 84 LEDs de alto desempenho individualmente controláveis. As luzes traseiras também contam com tecnologia LED.
Outros detalhes da marca incluem o emblema AMG no capô e na projeção do espelho exterior pela primeira vez, além da tampa de combustível AMG em cromo prata com elementos de design em preto. As pinças de freio pintadas de prata, os discos de freio perfurados e as novas rodas de liga leve AMG de 22" com design de multi-raios completam o design exterior.
O interior do novo Mercedes-AMG G 63 também conta com detalhes exclusivos que enfatizam seu design esportivo. O volante AMG Performance, com três raios duplos em couro napa e superfícies de controle por toque integradas sem costura, tem origem no automobilismo e destaca o cockpit esportivo. As teclas redondas no volante AMG com displays brilhantes e de operação intuitiva servem para controlar funções de condução específicas da AMG e todos os programas de condução.
Foto de: Mercedes-AMG
Os logos AMG no volante, no display central, nos painéis das soleiras das portas e nos descansos de braço dos bancos dianteiros fazem parte da longa lista de itens de série do novo modelo. Além disso, um estilo de display adicional está disponível para os clientes no display do motorista. O modo “Supersport”, apresenta um tacômetro redondo central e displays horizontais à esquerda e à direita dele, criando uma impressão espacial de profundidade. O display central também enfatiza a orientação dinâmica com displays AMG individuais, como visualização dos programas de condução ou dados de telemetria.
O pacote opcional de fibra de carbono exterior AMG reforça o caráter esportivo do novo Mercedes-AMG G 63. A capa do estepe, as inserções do para-choque e o protetor visual de base na dianteira e traseira são acabados em fibra de carbono. O pacote também inclui a grade do radiador em cromo escurecido, bem como capas de espelho e inserções nos moldes protetores externos com design em carbono.
Opcionalmente, o interior do novo Mercedes-AMG G 63 pode ser transformado em um ambiente luxuoso com o pacote Linha interior Superior. Esse pacote inclui, entre outros itens, acabamento adicional em couro nappa, elementos com design em formato diamante e assentos multicontorno ativos com o Pacote Energizing Plus, que oferece função de massagem e controle climático dos assentos.
Já disponível em para encomendas, o novo Mercedes-AMG G 63 pode ser adquirido em todas as concessionárias da marca no país pelo preço público sugerido de R$ 1.989.900.