Depois de meses seguidos de flagras e especulações, a Hyundai finalmente oficializa nesta quinta-feira (2) o lançamento da inédita versão elétrica do Creta. O modelo adota sobrenome Electric e chega primeiramente na Índia, onde deverá rivalizar diretamente com Suzuki eVitara, Mahindra BE 6 e Tata Curvv EV. A apresentação para o público está programada para acontecer no Bharat Mobility Show, a partir do próximo dia 17.
Na comparação com o Creta a gasolina, o Electric tem conjunto frontal redesenhado e com elementos típicos de veículos EVs. É o caso da grade totalmente fechada e, neste caso, com padrão visual pixelado em linha com outros elétricos da Hyundai. Além disso, a entrada do para-choque inferior tem abas aerodinâmicas ativas e, na traseira, o padrão pixelado se repete na parte inferior. Por fim, há paleta com novas cores e rodas com novo desenho.
A Hyundai não revelou detalhes técnicos do motor elétrico e muito menos dados de potência ou torque.. No entanto, adiantou que o Creta Electric terá aceleração de 0 a 100 km/h concluída em 7,9 segundos, tornando o EV bem mais rápido do que o Creta N Line movido a gasolina. Serão oferecidas duas opções de bateria: a primeira com 42 kWh e a segunda com 51,4 kWh. A autonomia será de 390 km e 473 km, respectivamente, de acordo com o padrão ARAI indiano.
Foto de: Hyundai
A bateria pode carregar de 10% a 80% em 58 minutos usando um carregador DC, enquanto uma carga de 10% a 100% leva 4 horas em uma wallbox AC padrão de 11 kW. Sob o capô, há espaço para armazenar os cabos de carregamento e outros itens pequenos. Já a entrada carregamento está localizada atrás do emblema da Hyundai no para-choque dianteiro.
Por dentro, o Creta Electric tem novo volante, três modos de direção (Eco, Normal e Sport), novos gráficos para o quadro de instrumentos digital e plugue sob o banco traseiro que pode alimentar qualquer tipo de dispositivo eletrônico por meio da função V2L. Os indianos poderão comprar o modelo nas versões Executive, Smart, Premium e Excellence.