Nova VW Amarok será produzida na Argentina em 2027

há 19 horas 2

Reestilizada em 2024, a VW Amarok terá uma nova geração para a nossa região. Com um investimento de US$ 580 milhões na fábrica de General Pacheco, Argentina, a picape média será novidade em 2027, com desenvolvimento local, inclusive o design, conforme adiantado por este teaser.

Este ciclo de investimento vai de 2025 a 2029 e inclui a evolução tecnológica e de produção da planta argentina, que já fez 770 mil unidades da Amarok em 15 anos. Apesar disso, não se trata da mesma Amarok que está em mercado exteriores, desenvolvida em parceria com a Ford e compartilhando componentes com a Ranger.

Chamado de Projeto Patagônia, é uma parceria da Volkswagen com a chinesa SAIC, mas com o design todo feito no centro de design da VW Latam. A parceria com a chinesa é para acelerar o desenvolvimento da picape média, deixando a cargo da Volkswagen todo o design e particularidades da picape, longe de ser simplesmente um rebadge. Da chinesa, a nossa Amarok terá a plataforma, mas até o motor V6 turbodiesel atual deve ser mantido.

Thomas Schäfer, CEO da Volkswagen, declarou:

"O crescimento regional e a localização são elementos chave do nosso plano global de futuro. Este investimento reforça nossa posição em uma região estrategicamente importante para a marca Volkswagen. A nova Amarok será desenvolvida, desenhada e produzida na América do Sul para a América do Sul. Isso significa que atenderá perfeitamente as necessidades específicas de nossos clientes neste mercado."

Em alguns países, a SAIC vende a Maxus T90, uma picape média sobre chassi que tem motor 2.0 turbodiesel e versão 100% elétrica. Esta picape é o passo inicial para a nova VW Amarok, mas será algo bem além, como percebemos pelo teaser de design, que até remete a Amarok vendida no exterior. Da SAIC, podemos esperar algumas tecnologias de auxílio à condução, mas nada de calibração de direção e suspensão, que permanecerá a cargo da engenharia da VW. 

Esta nova Amarok será para a região Latam, mas não para o México, que já importa a geração completamente nova da picape produzida na África do Sul. Em nenhum momento elas serão vendidas nos mesmos mercados, mas terão o mesmo nome e conviverão no catálogo global. 

Assista o canal do Motor1.com no Youtube


A Lexus lança o NX 450h+ 2025 no Brasil. Mais potente e com mais autonomia elétrica, o SUV Híbrido Plug-in se enquadra na filosofia de "luxo silencioso", entregando muita qualidade e refinamento sem apelar para ostentação. Será que é o suficiente para encarar os rivais alemães? Confira no vídeo do nosso primeiro contato.

+ Inscreva-se no Canal do Motor1.com clicando aqui

Leia o artigo completo