Nova Ram Ramcharger promete ser o futuro das picapes elétricas

há 1 mês 6

A Ram anunciou pela primeira vez a Ramcharger elétrica em novembro de 2023. A picape com autonomia estendida acrescenta um motor Pentastar V6 de 3,5 litros usado exclusivamente para carregar a bateria, deixando os motores elétricos duplos cuidarem da propulsão. Agora a Ram está pronta para compartilhar um pouco mais sobre essa picape. E o CEO da Ram, Tim Kuniskis, está animado com isso.

"Acho que essa será realmente uma arma secreta no setor", disse ele em apresentação durante uma prévia da Ramcharger. "É por isso que queríamos compartilhar a novidade com vocês o mais rápido possível. Não se trata de um slide de PowerPoint. Ela é real e está chegando rápido."

Ram Ramcharger 2026

Foto de: Ram

Uma data de lançamento específica não foi confirmada, exceto em algum momento no segundo semestre deste ano. Ela é oficialmente chamada de Ram Ramcharger 2026 (embora Kuniskis conceda que a maioria das pessoas a chamará simplesmente de Ramcharger) e, quando chegar, terá um pouco menos de potência do que o planejado originalmente. Em vez de 672 cv, a nova estimativa é de 656 cv. O torque também caiu para 84,3 kgfm, embora ainda estejamos falando de potência suficiente para atingir 96 km/h partindo da imobilidade em aproximadamente 4,5 segundos.

Isso foi feito para preservar a eficiência. A Ram diz que a Ramcharger pode atingir 1.110 km de alcance combinado ao usar toda a energia da bateria e o combustível no tanque. A picape utiliza um tanque de 102 litros e uma bateria de 91,8 kWh (69,7 kWh utilizáveis) instalada entre suas longarinas de chassi. Projetada para acomodar os sistemas de combustão e elétrico, a plataforma STLA Frame é 203 mm mais larga na seção central da Ramcharger, o que aumenta consideravelmente o peso. Com 3.405 kg, é a Ram da linha 1500 mais pesada.

O chefe de desenvolvimento da Ram, Doug Killian, explicou os três modos que você encontrará ao lado do seletor de direção da Ramcharger: Elétrico+, E-Save e Eco. No modo Elétrico+, o motor a gasolina da Ramcharger permanecerá desligado até que a bateria fique sem energia. Quando isso acontece (em cerca de 225 km em condições normais de direção), o motor é acionado e alimenta o gerador, que fornece eletricidade diretamente aos motores dianteiro e traseiro. O gerador pode adicionar um pouco de energia à bateria, mas não é capaz de recarregá-la totalmente.

Ram Ramcharger 2026

Foto de: Ram

No modo E-Save, o motor é ligado e mantém a bateria em seu estado atual de carga enquanto você dirige. Isso é útil se você quiser alguns quilômetros de condução elétrica para mais tarde, como em uma cidade onde somente veículos de emissão zero são permitidos. Se a bateria estiver abaixo da metade da carga, o motor carregará a bateria de volta para 50%. O Eco foi projetado para economizar energia sempre que possível, reduzindo a potência disponível e diminuindo os confortos como o aquecedor e o ar-condicionado.

É importante observar que o motor a combustão não está conectado às rodas motrizes de forma alguma. Ele apenas aciona um gerador integrado para carregar a bateria. No entanto, em situações em que você quiser toda a potência, o motor estará ligado, carregando a bateria enquanto distribui eletricidade na frente e atrás.

Ram Ramcharger 2026

Foto de: Ram

A Ram ainda não anunciou o preço da Ramcharger, mas Kuniskis diz que ele será comparável às Ram 1500 movidos a combustão com capacidades semelhantes. Com aproximadamente 100 cv de potência a mais do que as caminhonetes com o motor 3.0 seis-em-linha turbo, isso provavelmente significa um valor inicial em algum lugar na faixa de R$ 405 mil a R$ 463 mil reais em conversão direta.

Mas isso poderia proporcionar aos compradores de caminhonetes um veículo que pode evitar completamente os postos de gasolina nos deslocamentos semanais e, em seguida, rebocar até 6.350 kg em viagens de fim de semana sem se preocupar em encontrar uma estação de recarga.

Kuniskis acredita que se trata de uma picape com o melhor dos dois mundos, combinando os melhores atributos da energia elétrica com a conveniência e a familiaridade das picapes movidas a combustão.

"Estou muito feliz por termos opções", disse Kuniskis. "Conheço muitos que nunca compraram um veículo elétrico; alguns me dizem 'não tenho certeza se vou comprar um, mas quer saber, você chamou minha atenção'". Quando você consegue fazer com que uma pessoa que nunca comprou um veículo elétrico diga isso, você sabe que está no caminho certo."

VEJA EM NOSSO YOUTUBE

Fonte: Ram

Leia o artigo completo