A Ram Ramcharger 2026, uma picape elétrica de autonomia estendida (EREV), está cada vez mais próxima da produção. Hoje, a Ram divulgou novos detalhes técnicos e especificações do modelo, que chegará às concessionárias na segunda metade deste ano como um veículo ano/modelo 2026.
Segundo a Stellantis, a Ramcharger virá equipada com uma bateria de 92 kWh. Combinada com o motor V6 Pentastar de 3,6 litros, a autonomia total estimada será de 1.110 km. Já sabíamos da estimativa de alcance, mas agora temos uma visão mais clara de como isso será alcançado.
Curiosamente, a Ram também revelou que o veículo utiliza apenas 69,7 kWh de sua bateria total de 92 kWh. Falaremos mais sobre isso em breve.

Foto de: Ram
2026 Ram Ramcharger
No papel, talvez isso não pareça impressionante. No entanto, a economia de combustível da Ram Ramcharger quando opera com gasolina é praticamente idêntica à de sua versão a combustão equipada com motor 3.6 V6 e tração 4x4, que tem uma média de 9,8 km/l. Além disso, a capacidade de reboque declarada de 6.350 kg é quase o dobro dos aproximadamente 3.401 kg da versão convencional.
A autonomia de 233 km proveniente dos 69,7 kWh utilizáveis da bateria resulta em cerca de 3,3 km por kWh, sem considerar perdas no carregamento. Esse número é um pouco inferior ao da Ford F-150 Lightning de autonomia padrão, que percorre 370 km com sua bateria utilizável de 98 kWh, alcançando cerca de 3,76 km por kWh. A Stellantis justifica a menor capacidade utilizável da bateria como uma forma de garantir uma experiência de condução consistente, especialmente durante reboques.

Foto de: Ram
2026 Ram Ramcharger
Alguma eletrificação é melhor do que nenhuma, mas esses números podem parecer pouco impressionantes para os entusiastas de veículos elétricos. Ainda assim, executivos da Stellantis afirmam que a Ram Ramcharger pode não ser um modelo voltado diretamente para o público da Tesla ou para consumidores preocupados exclusivamente com sustentabilidade. Enquanto alguns elétricos a bateria (BEVs) podem ter maior autonomia ou eficiência, a capacidade de reboque da Ramcharger é seu grande diferencial.

Ram Ramcharger
Assim como picapes elétricas convencionais precisam parar em estações de recarga que nem sempre acomodam grandes reboques, a Ramcharger pode ser abastecida como um veículo a combustão e seguir viagem a velocidades de rodovia sem preocupações. “É uma picape equilibrada”, disse o CEO da Ram, Tim Kuniskis, sugerindo que ela pode ter o tamanho, o preço e a proposta certos para quem quer um veículo elétrico sem abrir mão da praticidade de um a combustão.
A Ram ainda não divulgou o preço da Ramcharger. Mas, conforme relatado pelo Motor1, ele será semelhante ao das versões a combustão da Ram 1500. Resta saber se os compradores optarão por um modelo eletrificado se o preço for equivalente. Será interessante descobrir.
A Ram informa que a picape pode rodar até 233 km apenas no modo elétrico. Quando a bateria se esgota, a Ramcharger continua rodando a gasolina, utilizando seu motor V6 3.6 como um gerador para alimentar os motores elétricos dianteiro e traseiro. Quando opera exclusivamente a gasolina, a expectativa da Ram é um consumo médio de 8,7 km/l.
Embora a EPA ainda não tenha certificado os números oficiais, os cálculos parecem coerentes com o que sabemos. A Ram Ramcharger possui um tanque de 102 litros, o que significa que, ao rodar 877 km com gasolina, a média seria de aproximadamente 8,6 km/l – muito próxima dos 8,7 km/l estimados inicialmente.