Nova lei dos táxis: o que deve mudar com proposta aprovada pela Câmara

há 1 mês 6

Daqui em diante, a lei 12.468/11 deverá ser clara: em todo o território nacional, "o taxista poderá realizar viagens intermunicipais ou interestaduais", desde que a viagem comece no município onde o condutor esteja autorizado a trabalhar.

Um detalhe importante é que o motorista não precisará voltar "batendo lata", pois o novo texto da lei autoriza que ele também faça a viagem de volta para sua cidade, desde que transportando os mesmos passageiros da ida.

Viagens compartilhadas

Atualmente, caso o táxi esteja transportando mais de uma pessoa ao mesmo tempo, exige-se que essas sejam familiares, amigos ou colegas de trabalho, por exemplo, indo ao destino com o mesmo propósito.

Mas essa é outra mudança prevista, pois o taxista poderá "oferecer viagens compartilhadas, desde que informe previamente os usuários interessados". Como esse aviso será dado, porém, dependerá de regulação dos órgãos competentes.

Mudança na lei passou sem oposição na Câmara e agora só depende do Senado para ir à sanção presidencial
Mudança na lei passou sem oposição na Câmara e agora só depende do Senado para ir à sanção presidencial Imagem: Leopoldo Silva/Agência Senado
Leia o artigo completo