Poucas motocicletas alcançaram o status lendário que a Honda Gold Wing tem. A grande moto de turismo de longa distância da marca levou cinco décadas para se tornar tão boa, muito tempo depois de entrar em cena pela primeira vez em 1975. A Honda chega a dizer que inventou toda a categoria de motocicleta de turismo com a Gold Wing.
E para comemorar os 50 anos dela, a Honda está dando a esse ícone de turismo um presente de aniversário apropriado: um modelo de edição especial com um estilo sofisticado e algumas atualizações.
Mas antes de mergulharmos na edição do 50º aniversário da Gold Wing, vamos primeiro dar uma olhada na origem dessa máquina. Quando chegou, em meados dos anos 1970, era uma novidade que provava que as motocicletas podiam literalmente percorrer grandes distâncias. Ao longo dos anos, ela estabeleceu o padrão para a categoria de turismo, introduzindo recursos como relação final por eixo cardã, um motor de seis cilindros, bagageiros embutidos e até mesmo airbags que eram acionados em caso de acidente.
Seu desempenho também aumentou gradualmente. Desde o motor original de quatro cilindros contrapostos de 999 cm³ até o ultra-suave motor de seis cilindros contrapostos de 1.833 cm³ de hoje, poucas motocicletas oferecem o mesmo nível de conforto e refinamento da Honda Gold Wing.
E assim, para comemorar o marco de meio século do modelo, a Honda está lançando edições especiais de aniversário da Gold Wing Bagger e da Gold Wing Tour totalmente equipada. E, embora as atualizações anteriores da moto tenham proporcionado mais tecnologia, desempenho e dispositivos, as edições do 50º aniversário mantêm as atualizações mínimas e, em vez disso, concentram-se em toques de estilo para marcar a ocasião.
Para começar, há novas opções de cores.
A Gold Wing Bagger vem em um elegante Preto Fosco Metálico, enquanto a Gold Wing Tour recebe os tons Vermelho Bordeaux Metálico ou Ouro Eterno para suas versões do 50º aniversário. Cada edição especial ostenta orgulhosamente os logotipos da Gold Wing nos alforjes e nas carenagens laterais, bem como um emblema comemorativo do 50º aniversário na frente do assento. O painel de instrumentos tem até uma nova tela inicial onde se lê "Since 1975" (Desde 1975) - uma pequena homenagem ao legado da motocicleta.
Enquanto isso, no que diz respeito à tecnologia, o Apple CarPlay e o Android Auto agora podem ser acessados sem fio, o que significa que você nunca precisará tirar o telefone do bolso. Mas, além da atualização do sistema multimídia, a Honda deixou a Gold Wing praticamente inalterada - porque, sejamos realistas, quanto mais você poderia realmente melhorar em uma motocicleta já tão refinada?
No entanto, para tornar o 50º aniversário ainda mais especial, a Honda também está lançando alguns produtos comemorativos com a maioria das versões do modelo 2025. O primeiro é um livro que destaca a história da motocicleta. O segundo é um kit de modelo em escala 1:12 com as Gold Wings de 1975 e 2025.
Breve no Brasil?
Em nosso mercado, a Honda Gold Wing é oferecida apenas na versão mais completa, a Tour, por R$ 304.990. As cores oferecidas são Branca Perolizada ou Cinza Fosco. O Motor1.com Brasil teve contato com alguns executivos da Honda do Brasil e, enquanto não se comprometeram com uma data para o lançamento da Gold Wing especial de 50 anos por aqui, comentaram que, para motos importadas, costuma-se levar algo em torno de 6 meses entre o lançamento lá fora e a apresentação no Brasil.