Kia PV5: conheça o design final da mais nova van elétrica

há 1 mês 10

Kia revela o design externo do novo veículo utilitário elétrico PV5 antes da estreia mundial oficial no Kia EV Day, marcado para 24 de fevereiro. O modelo apresenta um visual futurista, semelhante ao das SUVs elétricas da marca, e compete diretamente com o VW ID. Buzz.

Assim como o Buzz, o Kia PV5 estará disponível em duas versões: uma versão para passageiros voltada ao consumidor final e uma variante Cargo para clientes comerciais. Este é o primeiro "PBV" da Kia – a sigla representa Purpose Built Vehicles (Veículos Construídos para um Propósito) ou Platform Beyond Vehicle (Plataforma Além do Veículo), designando os veículos comerciais da marca. Além do PV5, em janeiro de 2024, também foram apresentados um minitranportador chamado PV1 e uma van de grande porte chamada PV7. Apesar das diferenças de tamanho, todos os modelos PV compartilharão elementos de design em comum.

O PV5 é um modelo de tamanho médio; a Kia ainda não revelou suas dimensões, mas é provável que o veículo, assim como o Buzz, tenha entre 4,70 e 5 metros de comprimento. O visual é semelhante ao modelo que foi apresentado na CES 2024 e que agora é classificado como um protótipo.

As imagens divulgadas na CES 2024 já mostravam uma versão do PV5 voltada para o transporte de passageiros, com janelas, e uma variante de carga com teto elevado, destinada a fins comerciais. Agora, a Kia promete "várias configurações". Além dos modelos Passenger e Cargo, haverá "mais adições à linha de produtos", incluindo opções de personalização específicas que serão apresentadas no Kia EV Day. O chefe de design, Karim Habib, menciona três variantes de carroceria, provavelmente a versão para passageiros e a versão Cargo em duas alturas.

A forma básica do PV5 é bastante angular, como se espera de um veículo utilitário. No entanto, o para-brisa não é vertical, como o do VW Bus T1 (Wikipedia), mas inclinado por razões aerodinâmicas. À frente, há apenas um capô muito curto, adornado com a assinatura luminosa "Star Map" da Kia. O ponto de carga parece estar posicionado centralmente na frente do veículo.

 Das Exterieur der verglasten Version

Foto de: Kia

Lateralmente, fica novamente claro o que o chefe de design Habib entende por seu mantra de design "Opósitos unificados": elementos arredondados e angulares são combinados. Há um mínimo de sobressalente na parte dianteira, seguido por protetores de arco de roda com design angular e uma soleira também revestida de preto, antes que a carroceria termine com uma traseira vertical.

Kia PV5

Foto de: Kia

Kia PV5

As janelas laterais estão posicionadas mais baixas, o que melhora a visibilidade dos carros mais baixos ao redor. O "Greenhouse" (a parte envidraçada acima da linha da cintura) se apresenta como uma faixa preta devido ao uso de vidros escurecidos e colunas de teto escuras. Na coluna B, a chapa é ligeiramente elevada para suavizar um pouco o design, que de outra forma seria bastante rígido.

 Das Exterieur der verblechten Version

Foto de: Kia

Na parte traseira, há duas lanternas verticais em formato de parêntese. A versão para passageiros, cuja traseira ainda não foi divulgada em imagens, contará com uma única tampa traseira. Por outro lado, a versão Cargo, mostrada na imagem acima, possui duas portas de asa.

No Kia EV Day, que ocorrerá em 24 de fevereiro em Tarragona, na Espanha, a marca apresentará toda a gama de produtos do PV5, incluindo modelos derivados e opções de personalização. No entanto, os detalhes sobre o PV5 serão divulgados apenas em 27 de fevereiro; espera-se que nessa data também sejam fornecidas informações sobre dimensões, motorização e baterias.

A Kia fará sua grande apresentação no dia 24 de fevereiro, ou seja, na próxima segunda-feira. Para não sobrecarregar o evento, o visual dos novos modelos está sendo divulgado antecipadamente: recentemente, foi apresentado o EV4 e agora o PV5, restando ainda a revelação do protótipo do EV2. Os detalhes técnicos serão divulgados separadamente em 27 de fevereiro. Estamos especialmente curiosos para saber se os PBVs serão baseados na plataforma E-GMP (assim como o Buzz é derivado do MEB).

Leia o artigo completo