Aproveitando o desgaste recente de Elon Musk, a Kia lançou um comercial ousado, exibindo um de seus novos EVs com um adesivo provocador: "Comprei este carro depois que Elon enlouqueceu." A frase faz referência aos famosos adesivos de ex-donos de Teslas, que brincavam com a situação ao dizer: "Comprei antes de Elon enlouquecer." Apesar de o post ter sido apagado após um influenciador pró-Tesla denunciar a campanha no X, a internet, como sempre, não perdoou – e adorou a provocação.
A coisa não parou por aí. Na Finlândia, a Kia comprou um anúncio de página inteira no maior jornal do país, o Helsingin Sanomat, utilizando um trocadilho certeiro. O texto brincava com a expressão finlandesa “Voi näitä elämänpäiviä” (“Oh, os dias em que vivemos”), substituindo “vida” (“elämä”) por “Elon”, tornando-se um recado afiado sobre a interferência política do bilionário.
Foto de: Twitter
O anúncio também faz um chamado aos finlandeses preocupados em comprar um carro americano em meio ao atual clima político. E, convenientemente, convida os leitores a conhecerem o Kia EV4 em um salão do automóvel na capital, Helsinque, ainda este mês. Procurada, a Kia, até o momento, não respondeu ao pedido de comentário dos nossos colegas do InsideEVs Europe.
Vale lembrar que a influência de Musk sobre a Tesla é, ao mesmo tempo, sua maior força e seu maior problema. Embora os fãs mais devotos sigam firmes, o comportamento cada vez mais controverso do bilionário está exposto no palco global. E, se você tem prestado atenção, as vendas recentes parecem refletir isso.
A Kia percebeu. E, sejamos honestos, outras montadoras também. Algumas já estão explorando essa fraqueza e mirando nos consumidores prontos para abandonar a Tesla. Houve um tempo em que a Tesla era intocável, mas agora, com a imagem da marca afundando sob o peso das polêmicas de Musk, as críticas não são apenas justas. São inevitáveis.
Assista o canal do Motor1.com no Youtube
Qual é a autonomia real de um carro elétrico? Como se comportam as diferentes tecnologias disponíveis no mercado? Vale a pena comprar um carro elétrico pra uso diário, sem perrengues? Na edição brasileira do 100% a 5%, trouxemos as mais variadas tecnologias de baterias, motores elétricos, pesos e capacidades de várias marcas para você descobrir qual pode ser a tecnologia ideal para você. Veja o resultado!