Kia EV9: SUV elétrico de 7 lugares e 434 km de alcance chega ao Brasil

há 2 meses 10

A Kia anunciou o lançamento do EV9 no Brasil, marcando sua entrada no segmento de SUVs elétricos de sete lugares no país. O modelo, eleito Carro Mundial do Ano 2024, traz um conjunto de tecnologias avançadas, autonomia de até 497 km pelo ciclo WLTP e um sistema de carregamento ultrarrápido que permite recuperar mais de 217 km em apenas 24 minutos.

Design e dimensões

O Kia EV9 segue a filosofia de design "Opostos Unidos", que equilibra elementos naturais e modernos. A frente do modelo traz a assinatura "Digital Tiger Face", composta por iluminação LED em formato "Star Map" e uma grade estilizada que reforça sua identidade visual. O SUV tem um coeficiente aerodinâmico de 0,28, graças ao design, rodas aerodinâmicas e cortinas de ar no para-choque dianteiro.

Kia EV9 Brasil

Foto de: Motor1 Brasil

As dimensões do EV9 são:

  • Comprimento: 5.010 mm

  • Largura: 1.980 mm

  • Altura: 1.755 mm

  • Entre-eixos: 3.100 mm

  • Rodas: Liga leve de 21 polegadas

Kia EV9 ao vivo (BR)

Foto de: InsideEVs Brasil

Interior e tecnologia

A cabine do EV9 foi projetada para maximizar o conforto e a conectividade. O painel abriga duas telas de 12,3 polegadas e uma tela adicional de 5 polegadas para controle do ar-condicionado. O modelo conta com retrovisores digitais por câmera, teto solar duplo e um volante com ajuste elétrico. 

Em relação ao espaço interno, o modelo oferece um porta-malas frontal de 51 litros e, na traseira, 333 litros com os sete lugares ocupados, 828 litros com cinco lugares e até 2.393 litros quando apenas dois assentos estão montados.

Kia EV9 ao vivo (BR)

Foto de: InsideEVs Brasil

O espaço interno é otimizado pela Plataforma Modular Elétrica Global (E-GMP), garantindo uma configuração ampla e funcional para os sete ocupantes. Os assentos são revestidos com materiais sustentáveis, seguindo a estratégia da Kia para reduzir o impacto ambiental na produção de seus veículos.

Kia EV9 ao vivo (BR)

Foto de: InsideEVs Brasil

Kia EV9 ao vivo (BR)

Foto de: InsideEVs Brasil

O EV9 incorpora dez itens de sustentabilidade obrigatórios da Kia, incluindo:

  • Tecido e carpete PET reciclado (equivalente a 70 garrafas PET por unidade);

  • Plásticos reciclados de redes de pesca;

  • Bioplásticos e bioespuma PU de fontes renováveis;

  • Tintas sem BTX e biotinta derivada de óleo vegetal.

Essas iniciativas fazem parte da estratégia da Kia para alcançar a neutralidade de carbono até 2045.

Desempenho e autonomia

O Kia EV9 conta com tração integral (AWD) e dois motores elétricos que entregam 385 cv e 61 kgf.m de torque. O SUV elétrico topo de linha acelera de 0 a 100 km/h em 5,3 segundos e utiliza uma bateria de 99,8 kWh, com autonomia de até 497 km pelo ciclo WLTP. O veículo também possui um sistema de regeneração de energia ajustável pelos Shift Paddles e a função i-Pedal, que permite controlar a aceleração, desaceleração e parada utilizando apenas o pedal do acelerador.

O conjunto oferece autonomia de 434 km pelo padrão Inmetro e até 497 km no ciclo europeu WLTP. O sistema de carregamento de 800 volts permite recuperar mais de 217 km (pelo Inmetro) em apenas 24 minutos, agilizar a recarga.

Kia EV9 no Brasil

O Kia EV9 possui diferentes tempos de recarga dependendo da potência do carregador. Em um carregador de 11 kW, o tempo total de carga é de aproximadamente 9 horas e 45 minutos. Com um carregador rápido de 50 kW, a recarga leva cerca de 83 minutos, enquanto em um carregador ultrarrápido de 350 kW, a carga de 30% a 80% pode ser concluída em 24 minutos.

O Kia EV9 estreia no Brasil em versão única GT-Line, com preço sugerido de R$ 749.990. O SUV elétrico inclui um carregador de emergência, um wallbox residencial de 7 kW para recarga doméstica e um adaptador V2L (Vehicle-to-Load), que permite o uso da bateria do veículo para alimentar dispositivos eletrônicos externos. Além disso, o modelo conta com serviço de assistência 24 horas por cinco anos e um pacote de manutenção que cobre as primeiras revisões gratuitas nos intervalos de 20 mil, 40 mil e 60 mil quilômetros.

Leia o artigo completo