Incêndio em carro elétrico levou 8 horas para ser controlado

há 4 meses 28

Os incêndios em carros elétricos ainda são uma grande preocupação do público. Um Mercedes-Benz EQE pegou fogo dentro da garagem de um complexo de apartamentos na Coréia do Sul, tudo foi registrado pelas câmeras de segurança do local.

De acordo com o portal CarBuzz, o veículo estava apenas estacionado e não estava realizando recarga. O incêndio iniciou com uma fumaça branca, que rapidamente alastrou e queimou todo o carro.

VEJA TAMBÉM:

O incêndio começou às 6:15 da manhã, foram enviados 177 bombeiros e 80 peças de equipamentos para atender a ocorrência. O combate às chamas durou 8 horas e os prédios precisaram ser evacuados, com os 209 residentes precisando sair pelas escadas ou pelas varandas.

Os gases emitidos em incêndios de carros elétricos são tóxicos. Por isso, 20 moradores, incluindo 7 crianças, e um bombeiro precisaram ser hospitalizados.

O Mercedes-Benz EQE possui uma bateria grande, com 90,6 kWh de capacidade. Quando mais energia ela consegue armazenar, maior é o incêndio.

Outro fator que agravou o incêndio foi a composição química da bateria. Ela utiliza íons de lítio, que possui uma densidade energética maior, porém é mais suscetível a incêndios — principalmente após ser perfurada.

Várias marcas e fornecedores trabalham em novos tipos de baterias, com maior densidade energética e menos suscetíveis a incêndios. Existe também no mercado hoje as baterias Blade da BYD, que são seguras contra perfuração, mas a densidade energética é menor.

Não foi apurado ainda a causa do incêndio no carro elétrico. A filial local da Mercedes-Benz falou que não possui detalhes sobre o ocorrido e irá colaborar com as autoridades na investigação.

Existe a especulação sobre o carro ter se envolvido em um acidentes, o que pode gerar rupturas nas baterias e resultar em incêndios. Mas não existem certezas da causa.

Newsletter

Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Leia o artigo completo