Híbrido não é tudo igual: como funcionam e qual é a vantagem de cada carro

há 2 meses 4

Híbrido leve, micro-híbrido ou MHEV

Os híbridos leves são a base da cadeia. E a tecnologia de entrada no mundo da eletrificação que serve basicamente para desonerar o motor a combustão. Funciona assim: o alternador e o motor de arranque geralmente são substituídos por um motor/gerador elétrico, que recupera energia perdida nas frenagens, por exemplo, e alimenta uma bateria de 12V ou 48V.

No Brasil, o mais recente exemplo são os Fiat Pulse e Fastback Hybrid, mas há também o Kia Stonic, Caoa Chery Tiggo 5x e diversos carros de marca premium, como Audi e Land Rover.

Este dispositivo não é capaz de tracionar o carro sozinho. A função desta energia é auxiliar o motor a combustão em momentos, principalmente, de maior 'esforço', como arrancadas e acelerações.

Com essa ajuda extra, as marcas conseguem um ganho no consumo de combustível na faixa de 5% a 15% de redução. Porém, o principal benefício é na diminuição da emissão de poluentes, que pode chegar na casa dos 20%.

Em sistemas mais robustos, a ajuda elétrica é maior, podendo gerar entre 10 cv e 20 cv e até um torque extra, além de executar mais comandos, como o modo velejar.

Leia o artigo completo