GM: o que já se sabe sobre o projeto de restauração de ícones da Chevrolet brasileira

há 1 mês 5

Na recente festa dos 100 anos da General Motors do Brasil, falou-se rapidamente de um projeto inusitado, batizado de Vintage: alguns exemplares de modelos históricos da marca seriam restaurados e vendidos a colecionadores. E mais não se disse, para curiosidade de quem curte carros antigos.

Agora, a GM revela mais alguns detalhes dessa iniciativa inédita no país. Um comunicado anuncia que os carros já estão sendo preparados — todos são Chevrolet nacionais, produzidos entre as décadas de 1960 e 1990. Da lista constam modelos emblemáticos como o Opala, bem como os chamados “neoclássicos”  (carros na faixa dos 30 anos de fabricação), como o Kadett e o Omega.

Chevrolet Kadett GS 1989

Chevrolet Kadett GS 

Haverá espaço também para picapes e utilitários. É o caso da pioneira Chevrolet Brasil (1958-1964), primeira linha da GM produzida por aqui com alto índice de peças nacionais. Mais do que isso, foi o primeiro modelo da marca desenhado exclusivamente para nosso mercado. 

Segundo o comunicado, o projeto inclui dois tipos de restauração. Entre os carros que serão mantidos originais haverá um Monza na versão Classic EF de 1990, primeiro nacional da marca a vir com injeção eletrônica.

010 - Mudança fora de época, o Monza 85 e meio

E haverá alguns exemplares restomod, ou seja restaurados e modificados, com mecânica mais braba e componentes atualizados, caso de uma picape C10 ano 1976 que está recebendo mecânica V8 do Camaro. O release da GM, aliás, é ilustrado com o desenho de um Chevette “tubarão” (1973-1977) ao estilo restomod, com saídas de ar no capô.

Land Rover Defender 75th Limited Edition - Entrega

Land Rover tem projeto especial de restauração para seus modelos clássicos, como o Defender

Diferente do que há na Land Rover

A fabricante ainda faz mistério sobre muitos dados do projeto, mas já conseguimos levantar algumas informações extraoficialmente.  

Diferentemente da Jaguar Land Rover, que vem restaurando antigos 4x4 de seus clientes em sua fábrica de Itatiaia (RJ), a General Motors manterá o projeto Vintage por tempo limitado, somente este ano, enquanto durarem as comemorações de seu centenário no país.

Chevrolet Opala 1969

Foto de: Motor1 Brasil

Chevrolet Opala 1969

Serão restaurados no total algo entre 10 a 12 carros apenas — sendo um de cada modelo. O serviço não será feito na fábrica, mas sim em oficinas especializadas em automóveis antigos e hots. Por enquanto, os nomes dessas oficinas estão sendo mantidos em segredo, “por cláusula contratual”.

Depois de prontos, os carros serão vendidos em um "evento especial" que acontecerá ainda este ano. Aposto que o caro leitor pensou no leilão do Encontro Brasileiro de Autos Antigos de Águas de Lindóia, em junho — mas os organizadores do evento dizem que não foram contactados pela GM. 

Chevrolet Chevette 1973

Foto de: Motor1 Brasil

Chevrolet Chevette terá projeto restomod com motor 

Supervisão da Engenharia

Um dos pontos mais interessantes é que, apesar de as restaurações serem terceirizadas, os projetos são supervisionados pela Engenharia da fábrica.

“O Vintage da Chevrolet vai atuar em dois nichos de carros antigos: o de restauração e o restomod. Enquanto a primeira modalidade visa preservar ao máximo a originalidade do veículo e de seus acessórios; no restomod, o objetivo é outro – por isso agrega-se ao automóvel de época atualizações tecnológicas para deixá-lo mais confortável, seguro ou mesmo confiável para ser utilizado no dia a dia”, explica Emerson Fischler, diretor de Engenharia da GM América do Sul.

Agora é esperar as surpresas que vêm por aí.

VEJA EM NOSSO YOUTUBE

Leia o artigo completo