Furto em 30s: veja como ladrões levam seu carro e maneiras de se proteger

há 4 meses 14

A gravação teria sido feita há cerca de cinco anos, mas a tática continua atual como nunca, segundo especialistas consultados pelo UOL Carros. Com chave de fenda, os criminosos violam a fechadura, entram no carro e trocam o módulo original por outro, hackeado. Dessa forma, o criminoso consegue ligar o automóvel e consumar o furto rapidamente.

Ladrões trocam unidade de controle eletrônico do motor por outra desprovida de senha para liberar ignição
Ladrões trocam unidade de controle eletrônico do motor por outra desprovida de senha para liberar ignição Imagem: Divulgação

O módulo mencionado no vídeo é a ECU, sigla em inglês para Unidade de Controle Eletrônico, instalada embaixo do capô e que pode ser considerada o "cérebro" do motor dos veículos modernos. É um equipamento que se comunica com a chave do carro via rádio e só libera a ignição se ambos tiverem o mesmo código armazenado.

Por essa razão, bandidos trocam a ECU por outra compatível com aquele veículo, contudo sem nenhuma senha na respectiva memória - ou com um código previamente conhecido.

Bandidos usam chave de fenda para arrombar porta e quebrar capa do miolo da chave de ignição
Bandidos usam chave de fenda para arrombar porta e quebrar capa do miolo da chave de ignição Imagem: Divulgação

Em outro vídeo, feito em data desconhecida, um PM mostra uma caixa com duas antenas retráteis que também integra o kit de ferramentas usadas pelos amigos do alheio - seja para levar o carro ou apenas pertences dentro dele.

Continua após a publicidade

O policial liga o dispositivo e pede que outra pessoa tente acionar o travamento a distância das portas de um veículo. Elas, contudo, permanecem destrancadas.

"É um aparelho que acabamos de apreender com dois indivíduos. Os ladrões chegam, por exemplo, no estacionamento de supermercados e shoppings e deixam esse aparelho ligado. Quando a vítima sai, entram no carro e furtam tudo sem arrombarem nada", explica.

O agente finaliza, dando a recomendação de sempre verificar se as portas estão de fato trancadas ao deixar o carro.

Como se precaver

Deixar veículo em vias públicas perto de hospitais, por exemplo, é vacilo que vira oportunidade para ladrões
Deixar veículo em vias públicas perto de hospitais, por exemplo, é vacilo que vira oportunidade para ladrões Imagem: Raquel Arriola/UOL

Continua após a publicidade

A primeira orientação é fazer seguro contra roubos e furtos e, preferencialmente, evitar o estacionamento em vias públicas. Há também a opção da instalação de um rastreador veicular. Caso o orçamento esteja apertado e seja inevitável deixar o carro na rua, existem alguns cuidados que reduzem as chances de perdê-lo para criminosos, como o uso de algum tipo de trava na direção, no câmbio ou nos pedais que possa ser vista facilmente.

Aparelho de rádio usado por criminosos para impedir o fechamento das portas do veículo
Aparelho de rádio usado por criminosos para impedir o fechamento das portas do veículo Imagem: Reprodução

Outra recomendação é evitar o estacionamento em ruas ou avenidas perto de locais como estabelecimentos de ensino, hospitais, estações de trem e metrô e terminais de ônibus.

Por fim, especialistas apontam que o principal alvo são carros com mais de cinco anos de fabricação e com muitas unidades circulando, devido à elevada demanda por peças de segunda mão furtadas. Portanto, evite comprar itens de desmanches ilegais. Veja como verificar se determinado desmanche de veículos funciona dentro das regras.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

*Com informações de matéria publicada em 27/11/2021

Leia o artigo completo