'Fórmula não faz sentido': o que está por trás das 'tarifas recíprocas' de Trump

há 1 semana 5

Durante o primeiro mandato de Trump (2017-2021), Pequim foi alvo de tarifas - até certo ponto, justificadas, pois o país vinha taxando os produtos americanos mais do que vice-versa. Agora, porém, a proporção se inverteu: segundo algumas estimativas, as de Washington para Pequim seriam de mais de 100% contra 84%, na direção oposta, após Pequim retaliar uma nova rodada de tarifas americanas.

Outro exemplo é o Vietnã, que agora está sujeito a uma tarifa de 46%, enquanto o portal Tariff & Trade Data da OMC mostra que o país asiático cobra dos EUA 9,4% em tarifas, na média simples, ou 5,1% na média ponderada, que considera a quantidade de produtos com diferentes taxas de importação.

Hanói ofereceu-se para eliminar imediatamente todas as tarifas sobre produtos americanos, mas o consultor de Trump para o comércio, Peter Navarro, respondeu, numa entrevista à emissora CNBC, que isso não bastaria "porque é a trapaça não tarifária que conta". Como exemplos de "trapaça", citou produtos chineses vendidos através do Vietnã e o imposto de valor agregado (IVA).

Há ainda o caso da União Europeia, cujas exportações agora terão que pagar uma tarifa adicional de 20%, muito mais do que o bloco cobra dos produtos americanos - uma média ponderada de 3%, segundo a Organização Mundial do Comércio.

Para Reinsch, do CSIS, o fato de não ter considerado em sua fórmula as barreiras tarifárias - e muito menos as não tarifárias alegadas por Navarro - indica que a Casa Branca não está realmente interessada na ideia de "reciprocidade". "É só um jogo. E então vai haver negociações."

Irwin considera "implausível" que os EUA possam ter um comércio equilibrado ou um superávit com Hanói, dada a natureza de suas respectivas economias: "O Vietnã recebeu muitos investimentos estrangeiros, então nós exportamos componentes para eles, mas eles exportam para nós as mercadorias finais montadas. Isso naturalmente implica um déficit da balança."

Leia o artigo completo