O Baojun Yep Plus já foi flagrado em testes no Brasil. Revelado na China pela joint venture SGWM (SAIC-GM-Wuling) no começo do ano, o SUV compacto de estilo quadradinho foi projetado e desenvolvido na por lá, o SUV elétrico compacto Baojun Yep Plus é na verdade uma versão maior e mais equipada do Yep, um modelo com proposta urbana e estilo robusto para atrair o público mais jovem.
No entanto, ainda não tínhamos visto o pequeno utilitário esportivo elétrico usando a gravatinha da Chevrolet. E é esse flagra inédito que publicado pelo site GM Authority. A publicação não diz onde as imagens foram feitas, mas o cenário de fundo aparenta ser chinês. A principal diferença, além do emblema da marca estadunidense, está no nome: Spark EUV Activ colado na tampa traseira. Ele pode ser uma das novidades da Chevrolet para as comemorações de seu centenário no mercado brasileiro.
Foto de: GM Authority
Flagra: Baojun Yep Plus é flagrado com o nome Chevrolet Spark EUV Activ
Aqui vale lembrar que a Chevrolet trouxe modelos maiores e mais caros para o portfólio de elétricos, como o Equinox EV e o Blazer EV, em 2024, mas mantém Bolt e Bolt EUV em seu site oficial apesar das vendas baixas. A lacuna para um modelo mais barato movido a baterias continua aberta. O que talvez estejamos testemunhando é a primeira imagem sem camuflagens do Yep Plus flagrado no Brasil anteriormente, mostrando que a General Motors pode não se dar ao trabalho de introduzir uma marcha chinesa por aqui.
A estratégia poderá ser de apenas trocar os emblemas de Baojun Yep Plus para Chevrolet Spark EUV Activ. No Brasil, alguns modelos têm ou já tiveram a denominação Activ, como foi o caso do Onix e acontece com modelos atuais tais quais a Spin e o novo Equinox a combustão. Geralmente, a nomenclatura é usada em modelos com visual aventureiro, o que combina o com o as linhas quadradas do jipinho chinês.
O que sabemos do Yep Plus/Spark EUV?
Enquanto o Yep duas portas foi apresentado em meados de 2023, o Baojun Yep Plus começou a ser vendido no mercado asiático no primeiro semestre de 2024. A versão Plus se destaca pelo comprimento maior, configuração 5 portas e uma bateria de maior capacidade, que segundo a montadora oferece autonomia de 401 km pelo ciclo chinês CLTC.
Enquanto o Baojun Yep tinha apenas 3,38 metros de comprimento, 2.110 mm de entre-eixos um motor elétrico de 68 cv (50 kW) e autonomia de 300 km, o Yep Plus ficou maior e mais potente: o novo SUV compacto mede 3,99 metros e possui 2,56 metros de entre-eixos, com um motor elétrico traseiro de 101 cv (75 kW), 400 km de alcance e velocidade máxima de 150 km/h.
Foto de: Mentiras Automotivas
O painel possui uma tela dupla de 10,25", que serve como quadro de instrumentos digital e tela do sistema de informação e entretenimento, que roda um sistema operacional chamado KiOS, combinado com o sistema ADAS desenvolvido pela DJI, chamado LingXi. Esse último permite suporte ao estacionamento automatizado e ao assistente de permanência em faixa. O mini SUV também é equipado com uma câmera de 360 graus.
Falando em valores, o Baojun Yep Plus foi lançado em abril em duas versões na China, com preços de 93.800 yuans (cerca de R$ 65.400) e 103.800 yuans (cerca de R$ 72.400), respectivamente. Por lá, é a mesma faixa de preços do BYD Dolphin, apenas para comparação. Por fim, parece que a GM está se mexendo para encarar as marcas chinesas de frente no Brasil.