A Jaguar é uma daquelas marcas automotivas cujo legado a precede, principalmente no automobilismo. Mas ela não tem se saído muito bem nos últimos 20 anos. E agora, como forma de reformular sua marca e subir de patamar no mercado, a britânica irá apostar tudo em um novo carro elétrico para concorrer com Bentley e outros carros de alto luxo.
Chamado até então de Type 00, o novo modelo será um grande fastback/sedã elétrico previsto para chegar em 2026. Ele foi apresentado como um conceito de cupê com teto baixo e com um capô grande o suficiente para acomodar um Fiat Mobi. O conceito excêntrico veio acompanhado de uma campanha publicitária enigmática, que gerou dúvidas sobre se a marca estava lançando um carro ou estreando na alta-costura.
Agora, com a aparição de um protótipo camuflado, temos uma ideia mais clara do modelo de produção. Suas proporções foram ligeiramente ajustadas, mas ele ainda será um carro marcante, chamando tanta atenção quanto o Tesla Cybertruck quando surgiu.
O sedã elétrico manterá o capô longo do conceito, um traço clássico de carros de luxo, mesmo sem necessidade funcional. Flagrado na Espanha, o Type 00 exibe uma dianteira marcante, com o eixo dianteiro mais recuado e uma linha de teto acupezada mais pronunciada. A Jaguar tentou disfarçar a traseira com um spoiler falso, sugerindo a presença de uma asa ativa, como no F-Type, e um perfil que lembra o Kia Stinger.
Se a reformulação da Jaguar no segmento de ultra luxo será um sucesso, ainda é uma incógnita. A recepção tem sido mista, mas a abordagem ousada pode acabar conquistando um novo público para a marca.