Estofados, tapetes, isolamento acústico e outros revestimentos podem ser inutilizados. "A água danifica de tal forma que você não consegue limpar por completo. Vai ficar mofado e, se tiver lama ou esgoto misturado nessa água, o dano é permanente, pois o cheiro não poderá ser tirado", diz Alves.
Carros deixam de ser zero quilômetro. Alves explica que, após passar por um processo de reparo e de sinistro —ao ser acionado o seguro—, os veículos, mesmo que fossem novos, não poderiam mais ser vendidos como tal. "Ninguém vai aceitar como um carro zero, então o valor deste produto, mesmo reparado, vai ser muito inferior."
Em carros elétricos, como alguns dos que estavam expostos no local, o prejuízo pode ser ainda maior. Isso porque, segundo o especialista, a substituição da bateria dos carros elétricos, que são o coração do veículo, pode custar quase o seu valor total de venda.
O que aconteceu
Diversos carros da marca chinesa GWM foram atingidos pela tempestade e ficaram boiando na porta da loja. É possível ver veículos como o Haval H6 e o Ora 03 nas imagens que estão circulando nas redes sociais. O Haval H6 pode ser vendido por cerca de R$ 234 mil, enquanto o Ora 03 custa até R$ 187 mil.