O World Car Awards é uma eleição mundial de carro do ano que reúne jornalistas automotivos de todo o mundo. O primeiro turno da edição 2025 foi votado na semana passada e revela muito da acelerada transformação da indústria automobilística no planeta.
Para serem elegíveis ao prêmio principal (World Car of the Year, o Carro Mundial do Ano 2025), os modelos devem ser produzidos em volumes superiores a 10 mil unidades por ano, ter preços inferiores aos dos automóveis de luxo em seus principais mercados e estar à venda em pelo menos duas regiões importantes (China, Europa, Índia, Japão, Coreia, América Latina, EUA), em no mínimo dois continentes, no período de 1º de janeiro de 2024 a 30 de março de 2025.
Foto de: Motor1.com
Além da categoria principal, há outras para carros de alto desempenho, carros urbanos, carros elétricos e de melhor design. Dependendo do tipo e do preço, esses modelos também podem concorrer cumulativamente ao Carro Mundial do Ano.
Por estes critérios, 52 modelos foram considerados elegíveis para o World Car of the Year 2025. E aí começam as surpresas: na votação deste ano, nada menos que 24 carros (46% do total) são de marcas chinesas. Há 13 de marcas europeias (com preponderância alemã), 6 de fabricantes japoneses e 6 de companhias dos Estados Unidos. Há ainda 3 modelos de marcas sul-coreanas.
Foto de: Motor1.com
Bestune B70
A grande maioria dos modelos que participam da eleição 2025 ainda não chegou ao nosso mercado. Algumas marcas sequer são conhecidas dos brasileiros. Já ouviu falar de Bestune? E de Nammi? Deepal, talvez? Já viu uma minivan Voyah? E o que será um MHero 917, que concorre nas categorias luxo e para carros elétricos? O fato é que a votação é uma ótima oportunidade para se atualizar e ter uma visão global (sem preconceitos) da indústria mundial.
Este ano há 97 jurados, representando a imprensa automotiva de 30 países. Os jornalistas dos Estados Unidos são maioria (16), seguidos pelos chineses (15), indianos (7) e japoneses (7). Do Brasil há apenas um votante: este repórter que vos escreve, jurado do WCA desde 2007. Outras edições do Motor1.com também participam do júri, com Carlos Cristófalo (da Argentina), Alessandro Lago (da Itália) e Pablo García (da Espanha).
Dos modelos que já são vendidos no Brasil temos, por exemplo, os atuais Audi A5, BMW X2, os novos Mini Cooper e Countryman elétricos, o Mustang de sétima geração e o Chevrolet Equinox EV. Outros concorrentes ao World Car Awards que já chegaram ao nosso mercado são os BYD Dolphin Mini, King e Yuan Pro.
Foto de: Motor1.com
No dia 8 de janeiro serão anunciados os dez finalistas do World Car of the Year, bem como os cinco finalistas das categorias Luxo, Esportivo, Carro Urbano, Carro Elétrico e Melhor Design. Daí, os jurados ainda terão até fevereiro para guiar o máximo possível de modelos finalistas, antes de votar no segundo turno. Os resultados finais serão anunciados em 16 de abril, no Salão de Nova York.
Agora em seu 21º ano, o World Car Awards é, pelo 12º ano consecutivo, o programa de premiação número um no mundo em termos de alcance midiático e análise de 47 mercados globais, de acordo com o relatório de mídia de 2024 da empresa de consultoria de mídia Aitastic AG.