Chefão da Fiat é a favor da volta do Punto e fala do novo Fastback

há 1 mês 5

A Fiat tem uma longa tradição na produção de modelos compactos ao redor do mundo, como o Panda na Europa e o Uno no Brasil. Além desses, houve também o Punto, que, apesar de não ser considerado um carro marcante, fez grande sucesso de vendas graças ao seu design elegante e à boa dirigibilidade.

O Punto deixou o mercado europeu em 2018, um ano depois de ser descontinuado no Brasil. Isso veio após o então CEO da marca italiana cancelar seu sucessor em 2011, logo que assumiu o cargo, priorizando modelos mais rentáveis, como SUVs e veículos de maior porte. Foi nesse contexto que surgiu a nova geração do Grande Panda, que combina elementos de um SUV compacto com um hatch elevado e acaba de chegar ao mercado europeu.

Fiat Grande Panda La Prima

Foto de: Fiat

Fiat Grande Panda 

Possível retorno do Punto?

Agora, em entrevista ao portal Autocar UK, o executivo Olivier François mencionou que o Punto pode retornar em algum momento até a próxima década, desde que a demanda por carros elétricos mais eficientes – ou seja, com melhor aerodinâmica do que os SUVs – continue crescendo.

Dessa forma, o modelo poderia voltar em uma nova geração mais esportiva, caso fosse considerado "elegante o suficiente", e teria espaço nos planos de eletrificação da Fiat, que precisará abandonar os motores a combustão até 2035 no mercado europeu.

fiat punto

Punto foi deixado de lado em favor de carros mais lucrativos, como SUVs

Por enquanto, François não confirmou planos para a produção de um novo compacto como o Punto, mas deu indícios sobre futuras gerações do 500 e de um substituto menor – e mais acessível – para a geração atual do Panda, que continuará à venda até o fim da década sob o nome "Pandina".

Os modelos antigos da Fiat vêm enfrentando dificuldades no mercado devido à falta de atualizações e à ausência de novos produtos no portfólio. No entanto, a integração entre as marcas do grupo Stellantis, criado em 2021, permitirá a adoção de plataformas compartilhadas permitirá a produção de veículos mais acessíveis, com peças comuns entre diferentes modelos, sem comprometer a identidade visual e a experiência de condução.

 Fiat Panda foi inspiração do Uno e deve gerar sucessor do Argo

Foto de: Motor1 Brasil

Panda atual, que virou Pandina, será vendido até o fim da década

Teste Fiat 500e

Fiat 500e ganhou versão híbrida para vender mais, mas será substituído por modelo mais barato

A geração atual do Panda e do 500 desempenharam um papel fundamental na Fiat europeia, que conta com uma linha de produtos mais enxuta em comparação com o mercado brasileiro. Aqui, a engenharia nacional tem maior liberdade para desenvolver modelos próprios.

Nas próximas gerações, tanto o Pandina quanto o 500 devem adotar a plataforma STLA City, derivada da Smart Car, já utilizada no Citroën C3 e no Peugeot 208 mas com foco em custo-benefício.

Novos Fiat Pulse e Fastback - Família Panda

Foto de: Fiat

Novos Fiat Pulse e Fastback - Família Panda

Novos modelos da família Panda gerarão Fastback e Pulse

Entre os modelos maiores, o Grande Panda dará origem a três novas derivações. Todas vindas do Giga Panda. Trata-se de um SUV maior com 3 estilos de carrocerias adiantadas na Europa. Uma delas será um SUV cupê quepoderá servir de base para a próxima geração do Fastback no Brasil. A outra pode originar a nova geração do Pulse, enquanto o terceiro seria de uma picape, esta podendo ser a nova Strada.

Ambos os modelos já apareceram em vídeos institucionais durante a apresentação do Grande Panda, em julho de 2024. Nas imagens, os dois derivados surgiram propositalmente desfocados, mantendo o mistério sobre o design final.

Estruturalmente, as novidades adotarão a plataforma Smart Car do grupo Stellantis. No Brasil, essa base substituirá a atual arquitetura MLA, trazendo avanços técnicos e dinâmicos importantes para os novos modelos. Haverá versões híbridas e totalmente elétricas, seguindo a estratégia adotada no Grande Panda 2025 já revelado.

Segundo Olivier François, nenhum modelo da Fiat ultrapassará os 4,50 metros de comprimento, o que está alinhado com o tamanho atual de modelos como o Citroën C3 (3,98 m) e o Basalt (4,34 m), que devem servir de referência para os futuros compactos da marca. Essa decisão busca evitar sobreposição com outras marcas do grupo Stellantis.

Fiat Grande Pande flagrado no Brasil

Foto de: Instagram

Fiat Grande Pande flagrado no Brasil

Grande Panda já roda no Brasil

Lançado no meio do ano passado, o novo compacto da Fiat, que servirá de base para os sucessores de Mobi e Argo, já foi flagrado desembarcando no país.

Um dos veículos está pintado de preto, enquanto o outro permanece camuflado. Apesar disso, é importante destacar que o Grande Panda não deve chegar ao Brasil exatamente como o modelo europeu. Embora essa versão específica não esteja prevista para o nosso mercado, ela servirá de base para a próxima geração do Argo.

VEJA EM NOSSO YOUTUBE

Leia o artigo completo