O que aconteceu
Depois de supostamente promover ataques incendiários contra uma concessionária da Tesla e a sede do Partido Republicano no Novo México e ser preso, Jamison Wagner poderá ser condenado a até 40 anos de prisão.
A loja da Tesla em Albuquerque foi atacada em 9 de fevereiro. Dois veículos foram incendiados e um ficou "significativamente danificado". A concessionária e outros seis veículos foram cobertos por pichações em preto e vermelho, incluindo mensagens dizendo "Morra Elon" e "Morra Tesla Nazista".
No mês seguinte, o Partido Republicano do Novo México sofreu um ataque semelhante. A porta da frente foi incendiada e o prédio, pichado. Autoridades viram vídeos de estabelecimentos próximos e identificaram um sedã branco. Era um Hyundai Accent 2015, que ajudou a identificar Wagner - em outras imagens, o autor dos ataques estava mascarado.
Assim, o FBI realizou uma busca em sua residência em 12 de abril e encontrou oito supostos dispositivos incendiários, materiais para a fabricação de bombas e potes semelhantes aos usados nos ataques.
Agora, Wagner enfrenta duas acusações: dano malicioso e destruição de propriedade por fogo ou explosivos - crime que pode ser considerado ato terrorista. Cada uma desses crimes prevê pena de 5 a 20 anos de prisão.