Assim, ficam no plano das experiências em locais fechados, como em uma iniciativa de estacionamento criada por Mercedes-Benz e Bosch no aeroporto de Stuttgart, em 2022. O carro podia ser retirado e entregue a seu proprietário de maneira autônoma, sem motorista.
Mas, em vias abertas, a maior evolução até agora é nos Estados Unidos, que vem permitindo alguns avanços à automação nos carros. Essa tecnologia foi "abraçada" por empresas do Vale do Silício, na Califórnia, como a Alphabet, dona do Google, que criou a Waymo para desenvolver recursos para carros autônomos.
Sistemas de automação também sempre fizeram parte do poder de atração da montadora do Vale do Silício, a Tesla, atual queridinha dos americanos. E, agora, também pode ser vista em produtos de empresas mais tradicionais, como Jeep, RAM e Chevrolet.
Waymo
Circular sem motorista já é uma realidade em alguns locais dos Estados Unidos. A Waymo conseguiu autorização para oferecer seus serviços em áreas de Estados como Califórnia e Arizona. É como um Uber, mas não há ninguém ao volante. O veículo que transporta o usuário é autônomo.
Dá para solicitar carros da empresa em toda a área central de São Francisco, na Califórnia, e em algumas regiões de Phoenix, Arizona. Os modelos da Waymo também já podiam ser vistos, nos últimos tempos, circulando em Venice Beach, em Los Angeles, em fase de testes.