A Lecar, marca criada recentemente pelo empresário Flávio Figueiredo Assis (que se autodenomina como o Elon Musk brasileiro) divulgou novas informações sobre o projeto modelo 459. Em meados de junho, Assis anunciou uma reviravolta em seu projeto: o carro que seria elétrico se tornou híbrido.
VEJA TAMBÉM:
- Autoproclamado Elon Musk brasileiro desiste de carro elétrico e faz nova aposta
- Lecar: dá pra apostar no carro 100% nacional?
- ‘Elon Musk brasileiro’ dá guinada de 180° para tentar enfrentar chineses
A justificativa seria pelo fato de o carro híbrido ser mais prático para o consumidor. Agora, a Lecar, que terá linha de montagem no Espírito Santo, divulgou novo esboço do carro, que em nada se parece com as primeiras projeções, assim como uso de conjunto de 163 cv.
Esse conjunto na verdade combina motor 1.0 turbo de 122 cv, fornecido pela Horse (marca da Renault e Geely), que é basicamente o mesmo bloco do Kardian, a um módulo elétrico da brasileira WEG que atua como gerador.
Ou seja, o motor a combustão gira o gerador, a corrente produzida é armazenada nas baterias que alimentam o motor elétrico de 163 cv e 26,3 kgfm de torque, fornecido pela chinesa HEPU Power. Ele será responsável pela tração do 459, que segundo a marca permitirá aceleração de 0 a 100 km/h em 10,9 segundos.
Parte deste sistema é muito parecido com o conjunto que o ônibus Attack 9 Híbrido, da Volare, marca do grupo Marcopolo. Neste caso, um motor elétrico atua na tração das rodas traseiras enquanto o motor a turboflex trabalha com rotação média de 3.000 rpm para que o gerador produza eletricidade para as pilhas.
No caso do ônibus híbrido da Volare, há três packs com capacidade para 122 kWh. As baterias são enormes e são montadas entre o chassi e o assoalho do veículo.
Já no caso do carro da Lecar, a marca afirma que o 459 Híbrido tem autonomia combinada de 1.000 km, mas poderá rodar até 100 km com eletricidade. No entanto, a fabricante capixaba não deu detalhes da capacidade das baterias.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts: