BYD Dolphin Plus: o primeiro carro elétrico com 5 estrelas no Latin NCAP

há 1 semana 2

O BYD Dolphin Plus fez história ao se tornar o primeiro carro elétrico a conquistar cinco estrelas no Latin NCAP. Além disso, o hatchback é o primeiro modelo produzido na China e de um fabricante chinês a alcançar a pontuação máxima em segurança no Programa de Avaliação de Veículos Novos para a região.

O modelo, avaliado na oitava e última rodada de testes de 2024, destacou-se por seu desempenho em todas as categorias analisadas. Equipado com sete airbags, Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) e Sistemas Avançados de Assistência à Condução (ADAS), o Dolphin Plus alcançou 92,60% na proteção de ocupantes adultos, 93,17% para ocupantes infantis, 77,03% na proteção a pedestres e usuários vulneráveis, e 85,17% em assistência à segurança.

BYDDolphinPlus-latin ncap teste seguranca

Foto de: Latin NCAP


O Dolphin Plus apresentou boa proteção no impacto frontal, com estabilidade na área dos pés e na estrutura do veículo, além de adequada proteção ao tórax do motorista e boa proteção para os demais ocupantes. No impacto lateral, todos os segmentos corporais analisados tiveram proteção considerada boa. Já no impacto lateral de poste, o tórax recebeu proteção marginal, enquanto cabeça, pelve e abdômen foram bem protegidos.

O modelo também se destacou no teste de proteção ao pescoço em casos de "whiplash" (efeito chicote), atendendo aos requisitos técnicos do Latin NCAP. Adicionalmente, o veículo cumpriu os padrões estruturais para impacto traseiro, conforme o regulamento UN R32.

BYd Dolphin Plus - teste seguranca Latin NCAP (13)

Foto de: Latin NCAP


A segurança ativa do Dolphin Plus foi bastante elogiada pelo órgão de segurança. O modelo inclui sistemas como o AEB (Frenagem Autônoma de Emergência), eficaz em cenários urbanos e na proteção de usuários vulneráveis, como pedestres e ciclistas. A folha de resgate, fundamental para operações de emergência, atende aos critérios do Latin NCAP.

Embora o Sistema de Suporte de Faixa (LSS) estivesse disponível, seu desempenho não foi suficiente para somar pontos. Além disso, o Assistente Inteligente de Velocidade (ISA) não atingiu os requisitos mínimos na configuração manual.

Alejandro Furas, secretário-geral do Latin NCAP, destacou o resultado como um marco para a indústria automotiva chinesa, historicamente questionada quanto aos padrões de segurança. Ele também ressaltou o papel do carro elétrico da BYD como exemplo de inovação aliada à sustentabilidade e segurança.

O BYD Dolphin Plus é um exemplo promissor de como a combinação de tecnologias de segurança de ponta e inovação sustentável pode elevar os padrões do mercado automotivo na América Latina. Vale lembrar que o modelo também recebeu a classificação máxima de 5 estrelas pelo órgão europeu Euro NCAP, em teste realizado no ano passado. 

Fonte: Latin NCAP

Leia o artigo completo