Independentemente das causas da explosão específica, que não serão abordadas nesta reportagem, o caso ensina sobre a importância de zelar pela manutenção dos pneus e das rodas de veículos em geral - especialmente aqueles utilizados em tratores, caminhões e outros utilitários de grande porte, que requerem calibragem com pressão bastante elevada e podem se tornar bombas em potencial.
Para entender melhor esse risco, conversamos com especialistas, segundo os quais a calibragem ideal para pneus de veículos pesados varia entre 85 e 95 psi (libras por polegada quadrada) sem carga e de cem a 120 psi com carga total. Para se ter uma ideia, a calibragem indicada em um carro de passeio compacto fica em torno de 30 psi.
Quando a pressão interna de um pneu ultrapassa os limites recomendados pelo respectivo fabricante, seja qual for o porte do veículo, o risco de explosão aumenta significativamente -ainda mais se o pneu apresentar algum furo, rasgado ou rachadura, ou se a respectiva roda estiver com o aro entortado, por exemplo.
"A calibragem correta dos pneus de veículos pesados é uma medida essencial para reduzir o risco acidentes como esse registrado em vídeo. Além disso, é essencial implementar normas e práticas rigorosas de manutenção preventiva, a fim de proteger vidas", alerta o engenheiro automotivo Alexandre Viana.