- A BMW superou a Tesla no mercado europeu de carros elétricos.
- A montadora alemã entregou 14.869 novos EVs na Europa no mês passado, 308 a mais do que a Tesla.
Pela primeira vez, a BMW vendeu mais carros elétricos do que a Tesla na Europa. Os números de julho já foram divulgados e, de acordo com a JATO Dynamics, a BMW vendeu 14.869 novos EVs na Europa no mês passado. A Tesla vendeu 14.561 novos carros elétricos em julho.
Isso significa que a BMW vendeu 308 VEs a mais do que a Tesla. E, embora essa seja uma margem relativamente pequena, ela mostra o quanto a montadora alemã se tornou discretamente uma potência no mundo elétrico, mesmo continuando a oferecer opções híbridas, híbridas plug-in e a gasolina também.
A JATO Dynamics afirma que a Tesla sofreu uma pequena queda no mês passado na Europa, com os registros do Model Y e do Model 3 caindo. As vendas do Model Y caíram 16%, para 9.544 unidades vendidas. Enquanto isso, as vendas do Model 3 caíram 17%, para 4.694 unidades. Essas quedas permitiram que o BMW Group passasse por pouco para o primeiro lugar em vendas de veículos elétricos na Europa em julho.
Ainda assim, em julho, o número total de vendas de veículos elétricos na Europa caiu 6% em relação ao ano anterior. A JATO Dynamics afirma que essa queda provavelmente ocorreu devido à falta de incentivos governamentais e às preocupações com os valores de revenda.
BMW iX1 e Drive 20
No entanto, embora o BMW Group tenha conquistado a coroa geral, o VE mais vendido na Europa no mês passado ainda foi o Model Y por uma grande margem, com 9.544 vendas. Em julho, o segundo veículo elétrico mais vendido na Europa foi o Volvo EX30, com 6.573 vendas, seguido pelo Volkswagen ID.4, com 5.295 unidades vendidas.
Dois modelos BMW entraram na lista dos 10 mais vendidos, com o iX1 com 4.305 e o i4 com 4.198.
A Jato Dynamics aponta que o mercado europeu geral cresceu 2% em comparação com julho de 2023 para 1,03 milhão de carros. Cinquenta e quatro por cento das vendas foram de SUVs.
Com relação ao aumento nas vendas de SUVs, o analista da JATO Dynamics , Felipe Munoz, declarou: "Os consumidores na Europa agora têm acesso a mais opções do que nunca, e os SUVs são uma opção mais confortável e desejável para muitos. Isso, juntamente com a crescente disponibilidade de modelos acessíveis, está ajudando os consumidores a mudarem dos segmentos tradicionais para os SUVs."
Embora o Tesla Model Y tenha sido o veículo elétrico mais vendido na Europa em julho, ele ficou muito aquém do modelo mais vendido em geral, o Dacia Sandero, com 22.398 vendas. O Sandero foi seguido pelo Volkswagen T-Roc, com 19.254 vendas, e pelo Toyota Yaris Cross, com 17.314.